10 Benefícios do banho frio para seu corpo, mente e para seu bolso

Embora banhos com água fria sejam geralmente evitados e encarados por muitas pessoas como desagradáveis e desconfortáveis, eles podem realmente fornecer uma série de benefícios à saúde.

Leia e descubra o que acontece com seu corpo quando você toma banho com água fria.

Melhora o humor

Os banhos frios aumentam os níveis séricos de beta-endorfina e noradrenalina, o que proporciona um efeito antidepressivo evitando o mau humor.

Reduz o estresse

De acordo com um estudo, nadar em água fria melhora significativamente a tolerância ao estresse nos participantes. Também foi confirmado que a água fria no rosto é benéfica para o coração. Em outras palavras, ajuda as pessoas a relaxar.

Melhora a Circulação

A água fria é altamente eficaz para melhorar a circulação sanguínea em pessoas que sofrem de problemas de circulação. Também promove o suprimento de oxigênio e nutrientes por todo o corpo.

Melhora a qualidade da pele

Para obter uma pele saudável, primeiro limpe o rosto com água morna e depois com a fria. A água fria também é eficaz para fechar os poros da pele e reduzir o inchaço sob os olhos.

Melhora o estado de alerta e o foco

O banho frio aumenta o estado de alerta mental, enquanto a combinação de frio e umidade desperta seu corpo e melhora sua respiração.

Evita a depressão

Pessoas que sofrem de depressão podem se beneficiar muito de banho frio. De acordo com especialistas em saúde, o disparo simultâneo de receptores de frio pode ser terapêutico. Além disso, a exposição do cérebro a temperaturas frias também reduz a inflamação cerebral.

Melhora a saúde do cabelo

Enxaguar a frio depois de condicionar o cabelo torna-o mais brilhante e macio porque alisa os folículos capilares e bloqueia a umidade.

Evita varizes

A água fria reduz e previne o aparecimento de varizes, melhorando a circulação e a constrição vascular.

Reduz a dor muscular

O banho frio também é benéfico para reduzir a dor muscular e inflamação após um treino. Concentrar água fria no músculo que está doendo por cerca de cinco minutos aumenta o fluxo de sanguíneo nessa área, reparando assim os músculos danificados ou outros tecidos.

Estimula o sistema imunológico

Por último, mas não menos importante, o banho frio melhora a função do sistema imunológico porque o corpo reage rapidamente à água fria. Por isso, responde melhor ao combate de vírus e infecções.