Sinais de alerta que sua língua tenta dizer sobre a sua saúde

A língua é um pequeno órgão, mas pode dizer muitas coisas sobre o seu estado de saúde e se você tem algum tipo de deficiência em função da cor que apresente.
A tonalidade da sua língua pode advertir sobre carências vitamínicas e diferentes tipos de infecções.

Fique atento quando sua língua apresentar>>
– Cor vermelha:
Se observar sua língua com uma cor vermelha parecendo morango, isso pode significar falta de certas vitaminas. Caso brilhe levemente, é um sinal de que falta ferro e vitamina B12 na sua alimentação.
– Cor de café:
Se você perceber que há uma espécie de placa preta na língua, ou cor de café, isso pode indicar uma má higiene da cavidade bucal ou que você é fumante, ou um grande consumidor de café ou chá preto. Com isso, pode aparecer um cheiro desagradável na boca e anomalias gustativas, como ter possíveis dificuldades para diferenciar sabores.Escove os dentes diariamente e também a língua.
– Cor Esbranquiçada:
Se sua língua estiver esbranquiçada ou com uma placa branca, é um sinal de infecção por leveduras (candidíase).Este tipo de placa aparece quando há uma produção excessiva da candida albicans.(Infecção que pode aparecer pelo uso prolongado de antibióticos, diabetes, sistema imunológico fraco ou pressão arterial alta).
-Pequenas manchas brancas:
Se sua língua apresentar pequenas manchas brancas, fique muito atento porque pode ser uma possível irritação,que costuma ser causada pelo crescimento de células em pessoas que fumam.. Se as manchas não desaparecerem durante algumas semanas, vá ao médico e faça um exame.
– Úlceras dolorosas:
Se houver úlceras dolorosas em sua língua, isso é pode ser uma possível estomatite. As úlceras indicam, primeiramente, estresse e um sistema imunológico fraco e se perdurarem mais de uma semana, o melhor será procurar um médico.
– Ardência:
Isso pode ser o resultado de uma série de mudanças hormonais fortesespecialmente durante a menopausa, mas nem sempre se deve a isso. Outra causa pode ser a pasta de dente, pois  algumas pessoas têm alergia a algum componente da pasta. Se esse for o seu caso, tente mudar de pasta dental para ver se sua língua melhora.
-Bolhas ou lesões vermelhas:
Se sua língua apresentar bolhas ou uma série de lesões vermelhas persistentes, podem ser sintomas de uma doença grave como o câncer de língua. Se tiver estas manchas, procure um médico e ele se encarregará de fazer devidos os exames

Em qualquer caso, o melhor a se fazer será procurar um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*