Uau, Essa plantinha tem um poder incrível!! Trata Hepatite, bronquite, reumatismo, calvície, depressão etc…

Uma das plantas que são a diversão da criançada é a dormideira, mas pouca gente sabe que ela também possui propriedades curativas. suas raízes são ricas em flavonóides, fitosterol, alcaloides, aminoácidos, taninos, ácidos graxos de glicosídeos. Dos extratos das suas folhas, é produzida uma substância muito parecida com a adrenalina. Todos estes compostos proporcionam à dormideira um poder de ação expectorante, antiasmática, analgésica, sedativa e antidepressiva. Sua casca é usada para relaxar a mente e aliviar a depressão, angústia mental, irritabilidade, palpitações graves, e amnésia. É um potencializador de humor e melhora a circulação do sangue. Além disso, acredita-se que ela pode reduzir o aparecimento da calvície, devido à sua capacidade de promover o crescimento de células saudáveis.  Sua  raiz é usada para tratar febres, icterícia, lepra, disenteria, problemas vaginais e uterinos, inflamações, fadiga e asma.
Na medicina ocidental, a raiz da dormideira é utilizada para o tratamento da insônia, irritabilidade, tensão pré-menstrual (TPM), menorragia, hemorroidas, feridas na pele e diarreia. É também utilizada para tratar a tosse e febre em crianças, e há algumas provas que sugerem que a planta é eficaz no alívio dos sintomas da artrite reumatoide.

Conheça agora algumas receitas que podem ser preparadas em casa mesmo no combate a diversos males.


-Chá de dormideira:

Adicione duas colheres de sopa da erva em um litro de água. Quando a água levantar fervura, desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. É indicado tomar de duas a três xícaras do chá ao dia.

-Tratar Insônia:
Para tratar a insônia, basta usar 60 gramas de folhas e água no preparo de um chá. Também é possível usar 15 gramas de dormideira e 15 gramas de folha de mostarda e água para o preparo de um chá. Beba sempre meia hora antes de ir para a cama.

-Tratamento de Bronquite crônica:
Use 60 gramas de raiz de dormideira e 600 ml de água  para a preparação de um chá. Deixe ferver em fogo baixo até reduzir a água para 200 ml.  Tome este remédio duas vezes ao dia.

-Tratamento de Tosse com catarro:
Para tratar uma tosse com catarro, basta usar 15 gramas da planta e ferver em água. Tomar este chá pelo menos duas vezes ao dia.

– Reumatismo:
Para tratar reumatismo, basta usar 15 gramas de raiz da planta e deixar macerar em 500 ml de vinho branco por duas semanas. Depois disso, é só aplicar a mistura na área afetada regularmente.

– Hepatite:
A dormideira contém compostos importantes na prevenção e tratamento da hepatite. Você pode fazer isso através da fervura de 10 gramas da raiz em 200 ml de água. Ferver durante 15 minutos e beber a mistura diariamente.

Obs>> Este site fala de tratamentos naturais alternativos, portanto não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.