Impressionante! Essas sementes fazem maravilhas para a saúde dos olhos, coração, ossos, pele, cabelo, boca e etc…! Veja!

As sementes de gergelim são extremamente benéficas para a saúde, mas muitas vezes são negligenciadas. Elas incluem a capacidade de prevenir diabetes , pressão arterial, prevenir uma ampla variedade de tipos de câncer , construir ossos fortes, proteger contra a radiação, aumentar  saúde do coração, ajudar a curar distúrbios do sono ,melhorar a digestão , reduzir a inflamação, melhorar a saúde respiratória, fortalecer a sua saúde oral , Ajuda no crescimento saudável, melhora a circulação, desintoxica o corpo e elimina a depressão e o estresse crônico .
Muitos dos benefícios para a saúde são derivados dos óleos, que são encontrados em maiores concentrações em sementes de gergelim que em qualquer outra cultura de oleaginosas no mundo. A planta de sésamo não tem mais de 3 metros de altura, e as sementes são liberadas de pequenas vagens ao longo dos eixos das plantas.
As próprias sementes são muito pequenas, apenas 3-4 mm de comprimento e 2 mm de largura, mas 3,85 milhões de toneladas métricas são produzidas a cada ano! As sementes vêm em uma grande variedade de cores, dependendo da variedade ou deformação da planta de gergelim. As sementes podem ser compradas ou descascadas.  Eles são comumente adicionados às saladas, como ingrediente ou cobertura para produtos de pão e grãos, biscoitos, sushi , bolos, sopas, panificação para peixe e carne e uma grande variedade de outras aplicações. Você pode encontrar sementes de gergelim em quase todas as culinárias culturais de alguma forma. Esta ampla distribuição é devido à sua disponibilidade, benefícios para a saúde e sabor agradável.

Conheça alguns Benefícios Para A Saúde:

-Pressão arterial: os óleos naturais de sementes de gergelim foram conectados a uma redução da hipertensão em vários estudos de pesquisa, o que reduz a tensão no seu sistema cardiovascular e ajuda a prevenir várias condições cardíacas. Além disso, o magnésio tem sido conhecido como um vasodilatador (um agente que reduz a pressão arterial) e as sementes de sésamo são embaladas com este mineral essencial, contendo até 25% de suas necessidades diárias em uma única dose.

-Prevenção do Câncer: Com a vasta gama de vitaminas essenciais e minerais contidos em sementes de gergelim, não é nenhuma surpresa que ele tenha sido ligada a uma redução no risco de câncer . Além do papel destes minerais mais comuns, incluindo os poderosos efeitos anticancerígenos do magnésio, as sementes de gergelim também contêm fitato, um composto incomum de prevenção do câncer que funciona como um antioxidante e reduz o impacto e os efeitos dos radicais livres. Prevenção específica do câncer que as sementes de gergelim foram associadas podem incluir leucemia, mama, pulmão, pâncreas,

Diabetes: os componentes das sementes de gergelim, incluindo o magnésio vital, foram conectados para reduzir as chances de diabetes e gerenciar os sintomas em pacientes que já desenvolveram a condição. Além disso, demonstrou-se que o óleo de semente de sésamo pode afetar positivamente o impacto de vários medicamentos para diabetes como a glibenclamida em pacientes que sofrem de diabetes tipo 2 .

-Bom para a saúde dos ossos:   Os níveis impressionantes de minerais essenciais como o zinco, cálcio e fósforo que são encontrados em sementes de gergelim podem ser um grande impulso para a saúde óssea do seu corpo. Esses minerais são partes integrantes na criação de nova matéria óssea e no fortalecimento / reparação de ossos que podem ser enfraquecidos por lesão ou o aparecimento de condições debilitantes do osso, como a osteoporose .

-Bom para Digestão, colesterol: estas pequenas sementes embalam uma quantidade significativa de fibra dentro delas, como muitas outras sementes e nozes. A fibra é um elemento importante na digestão saudável, como alimento se move através do intestino suave. Isso pode reduzir condições como a constipação , bem como a diarreia , ao mesmo tempo que protegem a saúde do seu cólon e reduzem as chances de doenças gastrointestinais e câncer. A fibra também funciona para o seu coração, raspando o colesterol LDL perigoso das artérias e dos vasos sanguíneos, protegendo assim a aterosclerose , ataques cardíacos e derrames.

-Anti inflamatório natural: o alto teor de cobre nas sementes de gergelim tem uma série de funções valiosas, incluindo a redução da inflamação nas articulações, ossos e músculos, reduzindo assim a dor associada à artrite . Além disso, o cobre é um mineral essencial para fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, ossos e articulações. Finalmente, o cobre é necessário para a adequada absorção de ferro, um componente chave da hemoglobina. Portanto, o conteúdo adequado de cobre no corpo maximiza a circulação e garante que os sistemas de órgãos de todo o corpo recebam oxigênio suficiente para funcionar corretamente.

-Proteção contra radiação: um dos compostos orgânicos incomuns em sementes de gergelim é chamado de sesamol , e tem sido associado a proteger o DNA dos efeitos nocivos da radiação . Essa radiação pode ser proveniente de fontes acidentais ou do tratamento de câncer com quimioterapia e radioterapia. Ao proteger o DNA da mutação devido à radiação, as sementes de gergelim podem aumentar a força e reduzir as chances de contrair outras formas de câncer devido à mutação celular.

-Saúde bucal: talvez os efeitos mais notáveis ​​das sementes de gergelim sejam seus poderosos efeitos sobre a saúde bucal. O  processo chamado puxador de óleo, em que certas quantidades de óleo de sementes de gergelim é movido em torno da boca, pode ter um forte efeito antibacteriano e adstringente em todos os aspectos da saúde bucal.

-Saúde da pele e do cabelo: como mencionado, as sementes de gergelim possuem altos níveis de zinco, um componente vital na formação de colágeno, que fortalece o tecido muscular, cabelo e pele . Além disso, o óleo de semente de sésamo foi mostrado para reduzir o aparecimento de queimaduras e marcas na pele, bem como reduzir os sinais de envelhecimento prematuro.

-Função metabólica: Sementes de sésamo contêm quantidades elevadas de proteína, que é dividido e remontado a partir de suas partes componentes e utilizáveis  para o corpo humano. Isso aumenta a força geral, crescimento celular saudável, mobilidade, níveis de energia e função metabólica.

Sabendo de todos estes benefícios, faça bastante uso desta poderosa semente e fique em dia com a saúde!

Obs>> Este site fala de tratamentos naturais alternativos, portanto não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.