Melhore e mantenha a saúde e aumente a expectativa de vida com essa poderosa planta! Leia e saiba mais!

O sabugueiro é uma planta medicinal Conhecida ainda por nomes como sabugueirinho e sabugueiro-negro, a planta tem um longo histórico de utilização na medicina tradicional. O sabugueiro tem sido amplamente utilizado para os seus efeitos terapêuticos e medicamentos por milhares de anos em muitas partes do mundo. Na verdade, ele já foi considerado uma Árvore Sagrada, porque as pessoas acreditavam que ela tinha a capacidade de melhorar e manter a saúde e também de aumentar a expectativa de vida.

Veja agora os seus benefícios benefícios:

– Coração saudável:
Estudos mostram que os antioxidantes no sabugueiro podem ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).
Uma pesquisa conduzida na Universidade de Graz da Áustria descobriu que o extrato de sabugueiro reduziu a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL). O sabugueiro é rico em potássio, que atua como um vasodilatador e reduz a pressão sanguínea elevada . Esta fruta tem propriedades diuréticas que impede a retenção de água e também evita a hipertensão.

o sabugueiro é composto por nutrientes como potássio, carboidratos, gorduras, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio magnésio e ferro.

-Ação antioxidante:
o chá de sabugueiro possui substâncias antioxidantes, que combatem as ações dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são compostos maléficos que causam problemas de saúde como doenças cardíacas, câncer e derrame.

-Combate ao envelhecimento:
os antioxidantes, assim como os flavonoides e antocianinas presentes na bebida, trazem proteção às células do organismo, podendo reduzir a degeneração celular, diminuindo os efeitos do envelhecimento no corpo.

-Sistema imunológico:
Estudos realizados no sabugueiro mostrou que a presença de antocianinas e flavonoides ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, aumentando a produção de proteínas chamadas citocinas. Estas proteínas funcionam como mensageiros no sistema imunitário e ajuda a controlar a resposta imunitária, que, por sua vez, ajuda a proteger o organismo contra várias doenças. As antocianinas encontrados em sabugueiro foram constatadas como possuidoras de efeitos mais antioxidantes do que vitaminas como a vitamina E e vitamina C.

-Outros benefícios da vitamina C:
o nutriente encontrado em abundância no sabugueiro ainda é importante para a saúde da pele, para os vasos sanguíneos, os tendões e os ligamentos.

-Auxiliar no tratamento de problemas de saúde:
Pode contribuir com o tratamento de diversas condições como: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios, feridas, abcessos (bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços do corpo), problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária (formação de cálculos no sistema urinário), nefrite (inflamação no rim), queimaduras, acúmulo de ácido úrico e reumatismo.

-Combate ao inchaço:
Por possuir propriedades diuréticas, o chá de sabugueiro combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no seu consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.

-Ação cicatrizante:
Possui propriedades cicatrizantes, ou seja, colabora com os processos de cicatrização no corpo humano.

-Ação laxativa:
Possui propriedades laxantes que podem auxiliar a aliviar a prisão de ventre.

-Perda de Peso:
Estudos animais têm revelado que o sabugueiro contém um composto conhecido como ácido ursulcólico que pode ser benéfico na promoção da perda de peso, especialmente na remoção de gordura em torno da zona abdominal. Outro estudo realizado na Alemanha também sugeriu que o sabugueiro pode ajudar na perda de peso. Neste estudo, 80 indivíduos receberam o suco de sabugueiro enriquecido com extratos em pó e flor de sabugueiro, juntamente com extratos à base de espargos. Os cientistas descobriram que esta fórmula ajudou na melhoria do peso significativamente. Também descobriram que a fórmula melhorou a pressão sanguínea, bem como a condição física e emocional dos participantes.

-Para o tratamento da gripe:
Os estudos demonstraram que um extrato padronizado de sabugueiro, conhecido como Sambucol, pode ser uma opção eficaz, segura e natural para o tratamento de influenza do tipo A e B. Outro estudo publicado na edição de julho de 2009 do “Fitoquímica”, diz que a eficácia do extrato de sabugueiro é semelhante ao do Tamiflu convencional e amantadina que são usados para tratar infecções virais H1N1.  que estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ajudam a aliviar algumas alergias.

-Artrite:
As flores do sabugueiro podem colaborar com a diminuição do inchaço e dar dores na articulação que surgem em decorrência da artrite.

– Para o Sangue:
Estudos mostram que sabugueiro tem a capacidade de baixar os níveis de açúcar no sangue. Esta propriedade é particularmente útil para pessoas que sofrem de diabetes. Foram estudados os efeitos dos polifenóis encontrados nesta fruta em casos de diabetes mellitus. Os resultados revelaram que os compostos polifenólicos ajudaram a reduzir os peróxidos de lípidos, inibir a oxidação da LDL e neutralizar o lípido peroxil radicais. O estudo também sugere que sabugueiro pode ser utilizado no tratamento de diabetes.

– Reduz a Inflamação:
sabugueiro é frequentemente utilizado para o tratamento de doenças inflamatórias como a artrite reumatoide. Verificou-se que o consumo de chá de sabugueiro é mais eficaz e seguro quando comparado a tomar medicamentos anti-inflamatórios.

-Bom Para Pele:
O sabugueiro é um desintoxicante maravilhoso e é útil para manter a pele saudável e clara. O sumo tem sido utilizado no tratamento de vários problemas de pele, tais como acne, furúnculos, queimaduras, ferido e erupções cutâneas. Devido às suas propriedades benéficas para pele, o sabugueiro pode ser encontrado como um ingrediente em muitas loções de pele, cremes e hidratantes. Os antioxidantes neste fruto exibem propriedades antienvelhecimentos e protege a pele do aparecimento de sinais de envelhecimento como rugas, linhas finas, manchas escuras e pigmentação.

Preparo do chá de sabugueiro:
Ingredientes:
1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro;1 xícara de água
Modo de fazer:
Misturar as flores secas de sabugueiro em uma porção de uma xícara de água fervente;Deixar amolecer (macerar) durante 10 minutos; Coar e servir-se. A recomendação é ingerir três xícaras de chá de sabugueiro diariamente

  • Cuidados: A segurança do chá de sabugueiro está garantida em casos de consumo moderado realizado em curto prazo. Entretanto, é importante saber que a ingestão em longo prazo ainda não teve a sua segurança garantida. A ingestão em excesso das flores do sabugueiro pode causar complicações gastrointestinais como náusea e diarreia. A bebida pode trazer reações alérgicas como efeitos colaterais. Caso experimente algum problema do tipo ao ingerir o chá, busque ajuda de um médico o mais rápido possível.
    Como os frutos da planta são tóxicos, não devem ser consumidos por ninguém. Além disso, o sabugueiro não deve ser ingerido por mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação de seus bebês.
    Os diabéticos também devem tomar cuidado com o chá de sabugueiro por conta de seus efeitos de diminuição dos níveis de açúcar no sangue, o que traz o risco de causar uma redução muito grande nas taxas de glicose sanguínea desses pacientes.
    O uso do sabugueiro ainda deve ser evitado antes e imediatamente depois de se submeter à realização de um procedimento cirúrgico.
    Tenha em mente que mesmo os remédios naturais, como o chá de sabugueiro, devem ser utilizados sob orientação médica. Assim, caso tenha algum dos problemas de saúde mencionados na lista dos benefícios da bebida, consulte antes o seu médico de confiança para saber se o chá é indicado para você e se não lhe fará mal.

Obs> Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.