Fungos nos pés? Conheça 4 dicas caseiras para eliminá-los!

 

 

 

Cuidar dos pés é um hábito que muitas pessoas não possuem. Porém, mantê-los saudáveis é de grande importância e pode evitar um problema muito desagradável: os fungos.

Os fungos no pé podem ser causados por diversas práticas errôneas — utilizar calçados fechados, não hidratar os pés e usar sapatos apertados. Por ser um ambiente quente e úmido, os pés são muito propícios para a proliferação desses organismos. Muitos deles se originam devido a machucados e bolhas que surgem pelo uso de sapatos apertados ou desconfortáveis.

Os fungos podem causar mau cheiro, dores e transpiração excessiva. Por isso, é importante eliminá-los.Deseja manter a saúde dos seus pés? Veja algumas dicas para eliminar os fungos dos pés e evitar que eles apareçam!

Como os pés devem ser lavados

A primeira dica pode parecer absurda, afinal, quem não sabe lavar os pés? Porém, muitas pessoas os lavam incorretamente!

Ao limpar a região, é importante usar uma escova de banho ou bucha para eliminar toda a sujeira que não é retirada somente com o sabonete. Não se esqueça das laterais dos pés e entre os dedos. Assim, todas as bactérias e sujeiras serão retiradas, além de eliminar os fungos dos pés.

Água morna e cloro para eliminar os fungos dos pés

Alguns fungos não são eliminados somente com sabão, pois já se instalaram. Para evitar que eles se multipliquem é preciso de maiores cuidados.

Colocar os pés em um recipiente com água morna e um pouco de cloro por um período de 30 minutos é uma maneira de eliminar os fungos dos pés. O processo pode ser realizado a cada dois dias. Como o cloro resseca a pele, é importante usar um hidratante após o procedimento.

O vinagre como aliado para eliminar os fungos dos pés

O vinagre, em especial o de maçã, é eficaz para eliminar os fungos dos pés devido à sua acidez. Você pode realizar o procedimento de mergulhar os pés na água morna com vinagre e sal e deixar por um determinado tempo ou pode aplicá-lo diretamente na região afetada com um algodão. Sempre lave os pés com sabão após o procedimento!

Os calçados devem ser trocados com frequência

Muitas pessoas que trabalham com uniformes ou com equipamentos de segurança não costumam trocar os calçados. Porém, essa é uma prática que deve ser evitada, principalmente com os sapatos fechados.

Como esses organismos já estão nos pés, os sapatos estão contaminados. Quanto mais utilizá-los, mais difícil será eliminar os fungos dos pés.

Por isso, alterne sempre os calçados e lave-os bem. Utilizar meias de algodão e talcos que evitam a transpiração dos pés também eliminam os fungos dos pés!

Água oxigenada ou álcool devem ser utilizados

Como não se pode fazer a lavagem dos calçados todos os dias, é preciso eliminar os fungos que estão neles. Para isso, embebede um pano com álcool ou água oxigenada e limpe o interior dos sapatos que você utiliza com mais frequência

Deixe-os secar e você poderá utilizá-los novamente. Repita esse processo até a lavagem dos calçados.Eliminar os fungos dos pés pode ser uma tarefa fácil e sem sofrimento. Mas é importante saber diferenciar os diferentes tipos de dores que surgem nos pés. Caso eles ainda persistam após os procedimentos, procure um médico.