O que fazer se seu filho está sofrendo bullying?

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Bullying é um assunto sério. Uma pesquisa na Grã-Bretanha revelou que o bullying aparentemente contribuiu para mais de 40% dos suicídios de jovens que a mídia noticiou nesse país.

Bullying envolve mais do que agressões físicas. Ele também pode envolver o seguinte:

Agressões verbais
Exclusão social
Bullying virtual

O que leva alguém a praticar bullying?


1.A própria pessoa já foi vítima de 
bullying

2.Maus exemplos
 “Muitas vezes os jovens tratam os outros . . . da mesma forma que seus pais, irmãos mais velhos ou parentes tratam uns aos outros”, escreveu Jay McGraw no livro Life Strategies for Dealing With Bullies (Estratégias para Lidar com o Bullying).

3.A pessoa quer dar a impressão de que é melhor do que os outros, mas na verdade é insegura
“Os jovens que praticam o bullying têm um ar de superioridade que geralmente disfarça mágoas profundas e sentimentos de inferioridade”, disse Barbara Coloroso no livro The Bully, the Bullied, and the Bystander (O Intimidador, a Vítima e a Testemunha).

Quem são as vítimas mais prováveis?

1.Solitários
 Alguns jovens que têm dificuldades de interação social se isolam dos outros e se tornam presas fáceis para os intimidadores.

2.Jovens que são considerados diferentes
Alguns sofrem bullying por causa da aparência, raça, religião ou mesmo por causa de uma deficiência — qualquer coisa que possa ser usada contra eles.

3.Jovens com baixa autoestima
Os intimidadores percebem quando alguém não tem muita autoconfiança. Esses costumam ser os alvos mais fáceis, pois é pouco provável que reajam ao bullying.

O que você pode fazer se sofrer bullying?

 

1.Não reaja
2.Não revide
Em vez de resolver o problema, a vingança só vai piorar a situação.
3.Evite o perigo
Sempre que possível, evite pessoas e situações que poderiam aumentar as chances de você sofrer bullying.
4.Tenha uma reação inesperada
Muitas vezes, o intimidador espera que a vítima fique irritada.
5.Leve na esportiva
6.Vá embora sem dizer nada
7.Desenvolva mais autoconfiança
8.Conte para alguém
De acordo com uma pesquisa, mais da metade de todas as vítimas de bullying na internet não contam para ninguém, talvez por vergonha (especialmente no caso dos rapazes) ou por medo de uma vingança. Mas lembre-se de que os intimidadores esperam que você não conte para ninguém. Assim, esse pode ser o primeiro passo para dar um fim no pesadelo.