Vitaminas importantes que toda mulher deve consumir após os 40 anos.

Uma dieta saudável é importante pra proteger o corpo de certos problemas de saúde que aparecem  na medida que nós vamos envelhecendo.Com avanço da idade a massa muscular diminui, o metabolismo fica mais lento,ocorre a perda de massa óssea.
Por isso é muito importante consumir as vitaminas e nutrientes certos.

Alimentos que devem ser consumidos:

Vitamina B12
Ela é essencial a partir dos 40 anos, pois melhora a saúde do sangue e do cérebro.Podemos absorver a vitamina consumindo carne e alimentos de origem animal, peixe, ovo, frango, leite
Infelizmente, com o passar da idade, essa vitamina é mal absorvida pelo corpo depois dos 40, porque o ácido do estômago começa a parar de funcionar.Sendo assim, o ideal é o consumo de 2,4 mg por dia.

Cálcio
Ele tem um grande papel na prevenção de fraturas, tanto para homens quanto para mulheres, é o que provaram os estudos realizados.
O cálcio é necessário para outras funções básicas do corpo, como o funcionamento do nervo, do coração, contração muscular e manutenção da saúde óssea.Portanto, se você não recebe a quantidade necessária de cálcio, então seu corpo enfraquecerá.
Alimentos ricos em cálcio são gergelim, tofu, sardinha, amêndoas, brócolis e espinafre.

Vitamina D
É muito importante para a proteção contra doenças depois dos 40 anos.Deficiências de vitamina D têm sido associadas a diabetes, doenças cardíacas, esclerose múltipla e câncer de mama.Uma vantagem da vitamina D é que ela é essencial para a absorção de cálcio no corpo.Invista, por tanto, no consumo de peixe e lacticínios fortificados, grãos e cereais.
Geralmente, a vitamina D que recebemos dos alimentos é mal absorvida, por isso a exposição ao sol seria a fonte ideal.

Magnésio
Ajuda a regular a pressão arterial, que é indispensável para quem tem mais de 40 anos.Deficiências em magnésio têm sido associadas a doenças cardíacas, diabetes e inflamação.O magnésio ajuda o corpo a absorver o cálcio e desempenha um papel significativo no músculo, nervo e função cardíaca, e também controla a glicose no sangue.
Se você já tem uma dieta saudável e equilibrada, é provável que você obtenha todo o magnésio que você precisa (320 mg por dia para quem tem 40 anos ou mais).
Esse nutriente é encontrado em folhas verdes escuras, feijão, soja , nozes, sementes e abacates.

Potássio
Ele desempenha um papel fundamental na manutenção da pressão arterial, independente da idade.A maioria das pessoas pode obter o potássio que necessitam comendo uma dieta variada e saudável que inclui bananas, batata doce, acelga, feijão e lentilhas.

Ômega-3
Tecnicamente não uma vitamina, mas os ácidos graxos ômega-3 merecem um lugar nesta lista.Com o passar do tempo e a carência desse nutriente, há o aumento do risco de doença cardíaca e declínio da cognição.
Pesquisas mostraram que o omega-3 ajuda a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol LDL (“ruim”), reduzem o risco de doenças cardíacas e desempenham um papel na manutenção da memória e do pensamento afiado.
De fato, um estudo recente descobriu que pessoas com níveis mais altos de ácidos graxos ômega-3 no sangue tinham cérebros mais saudáveis e tinham melhor desempenho em testes de memória, atividades de planejamento e pensamento abstrato, em comparação com indivíduos com níveis mais baixos – o que sugere que o ômega- 3 desempenha um papel na manutenção da saúde do cérebro.
Embora você possa obter omega-3 de alimentos como peixe, nozes e vegetais de folhas, tomar um suplemento é uma boa maneira de se certificar de que você está recebendo o suficiente.

Probióticos
Não são tecnicamente vitaminas ou minerais, mas eles são essenciais para as mulheres de 40 anos ou mais.
Evidências crescentes sugerem que os probióticos desempenham um papel na manutenção do intestino saudável e na diminuição do risco de doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral – tudo o que é especialmente importante para quem tem mais de 40.
Embora você possa obter probióticos em alguns produtos lácteos e fermentados de soja, os alimentos normalmente não contêm tantas cepas como um suplemento.
Além disso, como os probióticos são realmente vivos e ativos, perdemos os nutrientes se forem cozidos ou fritos.

Obs.: este site dá informações sobre ter uma vida saudável.Não substitui um especialista.Procure sempre seu médico.