Depois que souber isso, você nunca mais vai jogar esses saquinhos no lixo! Veja.

O gel de sílica é um produto muito presente em nossas vidas. Por exemplo, é comum encontrá-lo dentro de nossas caixas de sapato ou em nossas bolsas.
Apesar de não sabermos qual é a sua finalidade, costumamos ignorá-los ou jogá-los fora. O gel de sílica é uma forma granular e porosa de dióxido de silício, fabricado sinteticamente a partir do silicato sódico, um composto de vidro solúvel. O objetivo da inclusão destes saquinhos em nossas bolsas ou caixas de sapato é contribuir para a eliminação da umidade do produto quando o mesmo se encontra armazenado ou sem ser usado. O gel de sílica é um produto dessecante que pode ser reciclado e usado para muitas coisas dentro do nosso lar. Veja:

Para Evitar a formação de mofo no armário de toalhas e roupas de cama
Nos dias de inverno, quando há muita umidade, esconda alguns sachês de sílica gel no armário onde são guardadas toalhas de banho e roupas de cama, para que se conservem frescas.

Aumente a vida útil de suas lâminas de barbear
A umidade oxida as lâminas do aparelho de barbear, e reduz a sua eficiência, além de ser pouco saudável. Manter seu aparelho de barbear dentro de uma embalagem com um sachê de sílica gel fará com que ele dure por mais tempo.

Para manter as joias em bom estado

Como já sabemos, os objetos de prata costumam escurecer com a umidade do ambiente. Podemos evitar isso colocando um saquinho de gel de sílica no interior da nossa caixa da joias.

Para proteger nossas fotos do passar do tempo

As fotografias em papel podem se deteriorar com o passar os anos. Isso pode ser evitado com um saquinho de gel de sílica.

Para prevenir o cheiro desagradável das bolsas molhadas

Quando vamos à piscina, à praia ou à academia, mantemos roupas úmidas no interior de nossas mochilas, o que pode causar maus odores dentro delas. Para evitar isso, podemos colocar um saquinho de gel de sílica em seu interior.

Para conservar as peças metalizadas

A umidade atua no metal criando uma capa de óxido que deteriora e destrói estes instrumentos. Basta colocar um destes saquinhos no interior e evitaremos que isso aconteça.

Armazenar sementes

As sementes podem criar mofo com a umidade, fato que podemos evitar se as guardarmos junto com estes saquinhos de gel.

Para secar o telefone celular
Às vezes nossos celulares e aparelhos eletrônicos se molham. Nestes casos, costumamos colocá-los em um recipiente com arroz, mas pode acontecer que o objeto fique cheio de uma poeira bem incômodaAs bolinhas de gel de sílica conseguem cumprir a mesma função de absorver a umidade que ficou aderida ao telefone celular.
Evita que os para-brisas fiquem embaçados
Coloque uma porção de saquinhos de sílica gel no porta-luvas do carro para que absorvam a umidade e deixem o para-brisa limpo.

 

Diante disso, é aconselhável conservar estes saquinhos e reutilizá-los, pois eles têm uma infinidade de usos que podem nos ajudar em diferentes ocasiões.