Dicas úteis para aliviar a dor nas articulações em seu dia a dia

Nossa dica hoje é para você que sofre com a insuportável dor nas articulações. Muitas pessoas sofrem com dores articulares, uma realidade provocada pela artrite, reumatismo, artrose etc. Nem sempre é possível eliminar por completo a dor e por isso, aprendemos a viver com ela, mas o que fazer é seguir algumas estratégias básicas para tentar reduzir a dor e obteremos melhor qualidade de vida.
Sempre temos que seguir os conselhos de nossos médicos e não excedermos muito com o consumo de medicamentos,pois podemos sofrer seus efeitos colaterais.
Trouxemos para você, alguns remédios naturais que podem te servir de muita ajuda. Veja:

– Incluir  chá verde em seu café da manhã:

O chá verde tem polifenóis (antioxidantes) que se demonstraram grandes aliados na hora de prevenir e aliviar os efeitos da artrose e da dor articular. Assim, você já sabe, nunca esqueça de incluir uma xícara de chá verde em seu café da manhã.

– Consumir gengibre diariamente:

 

Um estudo realizado pela universidade de Miami nos diz que consumir duas cápsulas diárias de gengibre nos ajuda a desinflamar as articulações e a aliviar a dor. De fato, as propriedades do gengibre são muito semelhantes às do próprio ibuprofeno (mas sem os consequentes efeitos colaterais, tais como dor de estômago ou os riscos circulatórios). Estes comprimidos de gengibre podem ser encontrados nas lojas de produtos naturais ou em farmácias homeopáticas, o normal é tomar duas ao dia. De todos os modos, você também sabe que pode recorrer à clássica infusão. Ralar o equivalente a uma colher da própria raiz de gengibre, levá-la a ebulição junto com uma xícara de água. Tomar pela manhã e pela tarde.
– Cuidado com determinados alimentos:

Diminuir a quantidade desses alimentos para poder aliviar a dor articular:
  • Lácteos: contêm um elemento chamado caseína que favorecem a inflamação das articulações. Se você é um(a) amante do leite e dos iogurtes, começa a reduzi-los para o bem de sua saúde e sua qualidade de vida.
  • Carne vermelha: evitá-la por completo, não é boa para a saúde em geral e, em especial, se você tem problemas em suas articulações.
  • O trigo: Existem alguns estudos que nos dizem que o trigo e muitos cereais que contêm o conhecido elemento chamado glúten, geralmente causam inflamação nas articulações de pessoas que sofrem de artrite. Solução? Reduzir este elemento em sua dieta para analisar se apresenta alívio. Há pessoas que não notam mudanças, mas há muitas que reconhecem ter mais qualidade de vida depois de ter eliminado o glúten.
  • Ovos: também cuidaremos de seu consumo. Por ser um produto animal, os ovos contêm ácido araquidônico em sua gema, um elemento que também favorece o processo inflamatório e que, às vezes, nos faz sentir inchados e doloridos. É verdade que os ovos são muito saudáveis e cheios de proteínas, mas estas proteínas animais podem, eventualmente, nos trazer efeitos não esperados.
  • Cuidado com as hortaliças (Solanaceae): quando falamos dessas hortaliças nos referimos, por exemplo, aos tomates, aos pimentões, às berinjelas etc., que são vegetais frios que podem causar rigidez músculo-esquelético, que favorecem as dores e inflamações nas articulações. Isso tudo se deve a um alcaloide tóxico chamado solanina, um composto que pode agravar a inflamação, sobretudo em pessoas que já sofrem com a doença. A melhor que você pode consumir são, por exemplo, as cenouras.
 – Vitamina E:

Certamente já ouviu falar dela, seus efeitos são maravilhosos para resolver os sintomas da artrose e é considerada um verdadeiro medicamento. O ideal é tomar dois comprimidos por dia, as quantidades já serão indicadas na caixa de comprimidos ou cápsulas quando você adquirir em uma loja de produtos naturais ou em uma farmácia, convencional ou homeopática. Você sabe também que pode encontrar vitamina E na maioria dos vegetais de folha verde, mas para poder conseguir a dose adequada sempre é melhor recorrer às cápsulas.

– Ingerir Alimentos que podem reduzir a dor nas articulações
Uma boa alimentação ajuda a reduzir a dor articular:
  •  (frutas e verduras): Diga não aos alimentos congelados ou pré-prontos industrializados, já que contêm elementos que propiciam a inflamação articular.
  • Frutos secos: nozes, amêndoas, pistaches etc., nos dão energia e são muito saudáveis.
  • Suco de limão: nos aporta antioxidantes, e é muito adequado se consumimos, por exemplo, pelas manhãs ou junto com nossas infusões.
  • Óleo de fígado de bacalhau: é um clássico graças aos seus óleos ricos em ômega 3, ele se demonstrou muito efetivo para todas aquelas pessoas que sofrem problemas articulares. Assim que, não hesite em incluir uma colher diária em sua dieta.
  • Vinagre de maçã orgânico: simplesmente ideal. Alivia a dor e é muito recomendado para nossa saúde.
  • Grãos de quinoa e amaranto:  São um super alimento,  que te trarão grandes benefícios para sua saúde e que dia após dia irão aliviando sua dor articular.

OBS: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.