Use alecrim para melhorar a saúde do corpo e da mente!

O alecrim é uma planta que pode ser utilizada para fins medicinais, terapêuticos, aromáticos e culinários.
Rosmarinus officinalis é o nome científico deste pequeno arbusto que cresce em solos de origem calcária. A utilização do alecrim é variadíssima: culinária, medicina, perfumaria. As opções são as mais variadas..
Além de ser um excelente aromatizante culinário e de participar na criação de odores agradáveis, o alecrim tem inúmeros benefícios para a saúde:

Ajuda no combate a problemas respiratórios
O alecrim é um excelente aliado no combate à tosse e à gripe é conhecido por auxiliar também nas crises de asma. É um potente expectorante.

Dores nos ossos
Experimente o alecrim para  aliviar dores de reumatismo e outras relacionadas com os ossos. Uma compressa de óleo de alecrim na zona afetada faz milagres!

Ajuda a regular a pressão arterial
Com propriedades que melhoram a fluidez sanguínea, o alecrim ajuda a tratar problemas de hipertensão. 

Digestão tranquila
Rico em potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, o alecrim pode ser um aliado numa dieta de perda de peso. Além disso, é um excelente auxiliar para uma digestão mais rápida e tranquila.

Cólicas menstruais
Uma xícara de chá de alecrim vai trazer bons resultados na diminuição das dores menstruais como nunca imaginou.

Intestinos sem gases
Com uma ação calmante, o alecrim ajuda à dissolução dos gases intestinais.

Combate o estresse
Costuma andar sempre nervoso e estressado? Beba um pouco de chá de alecrim! Além de ajudar a acalmar os nervos, relaxa também os músculos e estimula o fluxo sanguíneo.

Problemas com mau hálito
A tintura de alecrim pode ter um verdadeiro efeito mágico na eliminação do mau hálito. Faça bochechos com  esta mistura diluída em água e comprove os resultados.

Tratamento do couro cabeludo
Também a saúde do seu couro cabeludo pode ficar fortalecida recorrendo ao alecrim. Funciona como um excelente anticaspa!

Como fazer o chá de alecrim
O chá de alecrim é bastante consumido, não só pelo seu agradável sabor, como pelas suas propriedades terapêuticas.

Preparado em forma de infusão (uma xícara de café de folhas de alecrim para cada meio litro de água), este chá pode auxiliar nos seguintes aspectos:

  • Estimular a digestão;
  • Auxiliar na falta de apetite;
  • Combater a azia;
  • Combater o cansaço, físico e mental;
  • Auxiliar na cicatrização;
  • Antiséptico;
  • Anti-inflamatório;
  • Combater as hemorroidas

    Obs: Todo tratamento, mesmo que natural, deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional. Algumas substâncias podem ter efeitos nocivos ao organismo de certas pessoas.