Conheça quais são os sintomas da falta de magnésio no corpo! Veja

O magnésio é um mineral indispensável para a nutrição humana, que serve para várias funções importantes em nosso organismo. Seu déficit geralmente não é diagnosticado em exames normais de sangue, entretanto, é um dos nutrientes mais indispensáveis para nossa saúde.

O magnésio tem sido cada vez mais reconhecido por atletas e por pessoas comuns pela sua importância nutricional. Há uma ampla gama de benefícios do magnésio para o corpo humano, de modo que uma deficiência do mineral é bastante prejudicial.

A deficiência de magnésio é um fenômeno raro que pode acontecer em pessoas com alimentação muito inadequada, ou em pessoas cujas doenças afetam a absorção de minerais. Medicação, alcoolismo e envelhecimento também são, nesse caso, fatores de risco.

A nossa dica hoje vai ensinar quais são os sintomas da falta de magnésio em nosso corpo, também a função do magnésio e quais são os alimentos em que o encontramos. Veja abaixo

Sintomas da falta de magnésio:
  • Degeneração da cartilagem e surgimento de doenças como a osteoartrite e dores articulares;
  • Problemas musculares como contraturas, formigamentos, dormência, tremores etc;
  • Taquicardia, ritmos cardíacos anormais e espasmos coronários;
  • Hipertensão arterial;
  • Dores de cabeça e tensão mandibular;
  • Tontura;
  • Espasmos nas pálpebras, no esôfago, no estomago ou intestino;
  • Formigamento ao redor da boca;
  • Fotofobia, dificuldade para adaptar-se à luz, visão de luzes com os olhos fechados;
  • Cansaço pela manhã ao acordar, fadiga, fraqueza;
  • Perda do apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Aperto no peito e dificuldade para respirar profundamente;
  • Prisão de ventre;
  • Cólicas menstruais;
  • Dificuldade para engolir ou engasgamento na garganta;
  • Desejos de consumir sal e chocolate;
  • Alterações do sistema nervoso: insônia, ansiedade, hiperatividade,
  • inquietude, ataques de pânico, fobias;
  • Osteoporose;

Quanto de Magnésio é Suficiente para ingerir?

A dose diária necessária de magnésio varia conforme idade e sexo. Partindo de 30mg de magnésio por dia, as necessidades aumentam até os 14 anos, quando chegam ao nível de 240mg. A partir dos 14 anos, as necessidades de homens e mulheres se diferenciam.

Para os homens, 410mg diários bastam até os 18 anos, quando a necessidade diminui para 400mg. A partir 30 anos, porém, o valor diário recomendado volta a subir para 420mg.

Para as mulheres, até os 18 anos há a necessidade de 360 mg, quando há uma severa queda nas necessidades para 310 mg. A partir dos 30 anos a quantidade necessária sobre para 320 mg diários. Na gravidez e na amamentação esses valores aumentam, a variar conforme a idade.

Efeitos positivos do magnésio:

 

    • Relaxa e flexibiliza a musculatura: o magnésio é imprescindível para os atletas;
    • Fortalece os músculos cardíacos;
    • Equilibra o sistema nervoso: fundamental em casos de estresse, depressão, ansiedade;
    • Ajuda a dormir melhor;
    • Ajuda a criar colágeno, fundamental para o esqueleto, tendões e cartilagens;
    • Abranda a inflamação prostática;
    • Alivia as dores;
    • Ajuda a absorver e fixar o cálcio, de modo que em casos de osteoporose, cáries, etc. Convém tomar magnésio, especialmente se já estiver tomando suplementos de cálcio, para que estes sejam equilibrados. O excesso e o abuso de cálcio pode ser prejudicial para a saúde;
    • Alcaliniza o organismo: um corpo desequilibrado está sempre ácido, devido os maus hábitos, má alimentação, contaminação, estresse, etc. O magnésio reequilibra o PH;
    • Aumenta a excreção de insulina, facilitando o metabolismo do açúcar;
    • Ajuda a controlar casos de asma e bronquite;
    • Reduz os ataques epilépticos. cáries.Se tivermos pelo menos dois desses sintomas, podemos tomar algum complemento de magnésio, que notaremos a melhora.

     

  • Onde encontrar magnésio:
    • Cacau: O chocolate preto puro tem quase 500 miligramas de magnésio em 100 g;
    • Vegetais de folha verde escura: acelga, alface, espinafre, salsa;
    • Frutas: banana, damasco, abacate, pêssego, ameixa, maçã;
    • Frutas secas: amêndoas, as, castanha de caju, avelãs, nozes;
    • Leguminosas: Ervilhas, lentilhas;
    • Sementes.;
    • Cereal: Arroz integral e aveia;
    • Batata; Abóbora; Peixe; Brotos de Alfafa;Dente-de-leão;Gérmen de trigo; Levedura de cerveja.
  • Podemos preparar em vitaminas ou batidas com folhas verdes, maçã, banana e brotos de alfafa, adoçado com um pouco de mel. Se tomarmos estas bebidas diariamente, em pouco tempo notaremos um grande bem estar geral.

Contra indicações:
Uma dose alta demais do mineral provoca efeitos indesejáveis sobretudo no sistema digestivo. De todos os desconfortos possíveis, o mais perigoso se deve ao efeito laxante do magnésio, uma vez que, a depender da dose, uma diarreia severa pode vir a ser extremamente perigosa. Além disso, verifica-se uma queda na pressão, além de consequências negativas para os músculos, que podem ser submetidos a câimbras, além de desenvolverem um quadro de fadiga e de fraqueza.

Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.