Essa semente é incrível! Diminui o apetite, melhora a saúde dos olhos, cérebro, intestinos e muito mais…Veja!

As sementes de chia são um alimento originário da América Central, onde foram utilizadas pelos maias e pelos astecas com finalidades medicinais e nutricionais.

Ao longo da colonização europeia, foram esquecidas, dando lugar a outros alimentos, como o amaranto, a quinoa e a cevada. No entanto, há algumas décadas, voltaram a ganhar fama em todo o mundo e, atualmente, são cultivadas em vários outros lugares, sendo consideradas um “superalimento”.

Isso por causa de seu alto teor de nutrientes, como as proteínas e as fibras, cuja assimilação aprimora o bom funcionamento de vários sistemas vitais do corpo.A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes.

Confira abaixo alguns dos Benefícios da Semente de chia Para Saúde:

 Fortalece a imunidade:
A Semente de chia é uma excelente fonte de minerais como o selênio e Zinco, que auxiliam o sistema imunológico, a chia é importante para reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como Fósforo, Manganês, Cálcio, Potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.

Auxilia no ganho de Massa Muscular:
A Semente de chia é ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, lembrando que a cada 100 gramas da Semente de chia contém 16g de proteína em sua composição. Além disos, A vantagem da superdose é que a Semente de chia ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas – uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.

Ajuda a Emagrecer:
 As Sementes de chia conseguem absorver uma grande quantidade de água e, por isso, formam um gel que ocupa algum espaço no estômago, diminuindo a vontade para comer.

Boa Para o Cérebro:
 A Semente de chia também pode favorecer as ligações cognitivas no cérebro. Muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

 Melhora a saúde intestinal:
Devido as fibras que aumentam os movimentos intestinais, evitando a prisão de ventre.

Saúde dos olhos:
 Em apenas uma porção diária de Semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina. Além disso, Ela melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento.

Excelente Fonte de Cálcio:
A quantidade de Cálcio encontrado na Semente de chia é considerado maior do que o que é encontrado no leite desnatado. Portanto, o consumo de duas colheres ao dia é recomendado, e ajuda na eliminação de uma possível Deficiência de cálcio. O Cálcio é necessário para melhorar as funções corporais e para a saúde óssea e dentária, bem como, ajudando a reduzir a osteoporose, fraqueza articular e flexibilidade geral do corpo.

Ajuda a Controlar Hipertensão:
 O consumo regular da semente de chia, mostrou ter um impacto semelhante como os medicamentos regulares para hipertensão. Os resultados de um estudo mostrou que elas  ajudaram a controlar a pressão arterial sistólica 6 ± 4 pontos. Elas é extremamente benéfica para os principais fatores de risco cardiovascular em pessoas com Diabetes tipo 2.

 Possui um efeito Desintoxicante:
 Os antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

Mais benefícios:
Ajuda a regular o apetite, melhora o sono e o humor, Por ser rica em fibras, ela traz mais saciedade. Quanto ao sono e o humor, há estudos que dizem que o ácido graxo ômega 3, presentes em sua composição, dão mais energia e, com isso, melhoram o sono e o humor.

Formas de uso:
O sabor da Semente de chia é suave e agradável e pode ser usado em todos os tipos de receitas, molhos, pães, sobremesas, batidas. O limite é a sua imaginação. É um alimento muito versátil e uma de suas vantagens é que o seu preço é mais do que razoável, embora possa parecer caro em comparação com outras sementes e nozes.

Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos, portanto não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.