Conheça os 6 alimentos que ajudam a combater a gordura no fígado.

O fígado gorduroso  é um problema bastante comum em quem tem uma má dieta. O quanto antes for detectado e se melhorar a alimentação, mais rápido poderá ser revertida a situação.

Ainda que o médico possa prescrever alguns medicamentos, serão mais eficientes se o fizermos com uma mudança em nossa dieta. Aqui revelaremos os alimentos que melhor combatem este problema. Saiba quais são:

– Tamarindo:
O tamarindo é uma das melhores frutas para combater o fígado gorduroso. Esta fruta tropical é deliciosa e de grande contribuição nutricional. Por ser rica em fibra, ajuda a melhorar a digestão enquanto elimina o excesso de gordura.
Os ácidos insaturados do tamarindo atuam como descongestionantes e protetores do fígadoPara obter todos estes benefícios você pode preparar um infusão.

Como fazer:
Pegue 20 folhas de tamarindo, 1 litro de água, Ponha para ferver a água e adicione as folhas.Deixe repousar por 30 minutos e consuma.Você pode consumir este chá frio ou quente.

Outra alternativa é tomar água de tamarindo, que se prepara da seguinte forma:
Como fazer:
Bata no liquidificador 100 g de tamarindo descascado e sem caroço, com uma xícara de água, Misture o tamarindo batido com mais  1 l de água beba.Você pode acrescentar um pouco de mel ou açúcar mascavo para dar um sabor mais agradável

Tanto a infusão como a água podem ser consumidas em qualquer momento do dia, sempre de forma moderada. Uma ingestão excessiva de tamarindo pode ocasionar um mal-estar estomacal.

– Legumes:

O consumo de legumes é uma opção eficiente contra o fígado gorduroso graças às suas proteínas. Por possuir baixas calorias, os legumes também regulam o peso. Seu conteúdo em fibra também reduz os níveis de colesterol, outro fator de alto risco para o fígado gorduroso.
Ao cozinhar os legumes  evite o uso de sal refinado. Pode-se usar o sal grosso sempre evitando os excessos. Também podem ser combinados com algumas especiarias que melhorem o seu sabor. Mas deve-se  evitar excessos. Meia xícara de quaisquer legumes por dia é suficienteem especial quando a pessoa é diabética.

-Limão:

Este é um dos alimentos com maiores benefícios que se pode encontrar. Por ser rico em vitamina C e em antioxidantes, o limão previne muitas doenças.
Como fazer:
Vamos falar de um remédio que tem sido muito difundido nos últimos anos: um copo de água com suco de limão. Esta bebida é perfeita para combater o fígado gorduroso e melhorar a digestão.
Mesmo que o limão nos pareça muito ácido, para nosso corpo ele é alcalino. Isto significa que regula nossos níveis de pH, muito importante para ter uma boa saúde.

Para este remédio você só vai precisar de um copo de água morna e o suco de um limão. Mexa muito bem e tome todas as manhãs em jejum.

– Espinafre:

As verduras de folha verde sempre devem estar presentes em sua dieta, em especial os espinafres. Por seu alto conteúdo em fibras, estas folhas são ideais para acelerar o trânsito intestinal. 
O ácido fólico regula as funções dos fígados e rins. 
Devido aos espinafres serem ricos em clorofila, absorvem e eliminam as toxinas e gorduras do fígado. No caso de quem não é um grande amante do espinafre, considere incluí-lo em vitaminas para aproveitar todos os benefícios.

– Grãos integrais:

Os alimentos ricos em carboidratos simples devem ficar completamente fora da dieta quando se tem fígado gorduroso. Isto não significa que não se pode comer carboidratos. Ao contrário: estes são necessários para ter energia e realizar todas as atividades.
O recomendável é escolher grãos integrais, que também são ricos em fibras e facilitam a redução de gordura.
Ao incorporar estes produtos em sua dieta, você vai evitar os picos nos níveis de açúcar e o aumento do LDL, o colesterol ruim.

Morangos:

Depurar o organismo é uma boa estratégia para diminuir os efeitos do fígado gorduroso. Através deste procedimento eliminamos grande parte das toxinas que se acumulam e nossos órgãos se limpam.
Os morangos são excelentes para depurar e desintoxicar devido ao seu alto conteúdo de fibra. Por ser rico em vitamina C, o morango fortalece o sistema imunológico e seus ácidos orgânicos previnem a acumulação de gorduras. No caso de já existir a gordura, como no fígado gorduroso, o morango a elimina, desinfeta e desinflama.

Por seu sabor você não vai ter problemas em consumi-lo. Você pode incluí-lo em sua dieta cru, sozinho ou com iogurte. Também é possível usá-lo para preparar vitaminas, pães, saladas ou com cereais. Aqui vamos deixar a receita de uma vitamina deliciosa e muito saudável com morangos.

Sabendo dessa ajuda para limpar o fígado gorduroso, elimine todos os riscos consumindo os alimentos que ajudam a depurar este órgão. Lembre-se de que nunca é muito cedo para combater ou eliminar a gordura do fígado.

Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos, portanto não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.