Forma mais saudável de cozinhar os vegetais sem perder os nutrientes.

Você gosta de brócolis ou couve flor? Está sabendo cozinhá-lo da forma correta para não perder boa parte dos seus nutrientes?

Mas como será a forma mais saudável de os cozinhar de forma a manterem os seus nutrientes? Sim porque comer pode não servir de muito se o processo de confecção destruir os seus antioxidantes, sais minerais e vitaminas.

A perda de nutrientes, durante o cozimento de alimentos, é inevitável. Os nutrientes dos alimentos podem ser sensíveis ao calor ou ao contacto com água a ferver, por isso de forma geral, recomenda-se tempos de cozedura mais curtos e com menos água.

Poderia se dizer que o melhor seria comer os vegetais crus, mas em alguns casos o processo de cozimento favorece a absorção dos antioxidantes pelo nosso organismo. Então qual a melhor forma de os consumi-los?

Nossa dica hoje vai ensinar técnicas que minimizam a perda de nutrientes durante o cozimento , Veja:

Primeiro, quando cozinhar verduras e legumes, cubra-os com a quantidade mínima de água.

Não jogue fora a água do cozimento, pois ela contém uma quantidade boa de nutrientes. Utilize-a para fazer sopas ou molhos.

Ferva a água antes de pôr os legumes nela. Quanto menos tempo eles ficarem na água, menos nutrientes se perdem.

Durante o cozimento, tampe a panela, evitando que as vitaminas  “saiam” pelo vapor.

Se tiver um panela tipo cuscuzeira, use-a, pois o cozimento no vapor é ótimo para minimizar as perdas. Se você não tem esse tipo de panela, use o banho-maria.

O banho-maria pode ser utilizado até para cozer carnes e, dessa forma, minimizar a produção de substâncias cancerígenas.

Outra maneira de cozinhar e minimizar a perda das vitaminas é a “cozedura passiva”. Ela requer mais tempo, porém, como se trata de um método “passivo”, permite-lhe fazer outras coisas  ao mesmo tempo, sem ter de se preocupar com o risco de os alimentos queimarem ou pegarem no fundo da panela.

A cozedura passiva pode ser usada no preparo de legumes, verduras, massas e cereais.

Como fazer:
 Ponha a água para ferver. Desligue o fogo. Introduza o alimento Tampe a panela. Aguarde o tempo necessário para que o alimento fique cozido.

Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos, portanto não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.