Esta bebida é tudo de bom! Ajuda a fortalecer o sistema imunológico; a emagrecer, purifica o organismo e muito mais!

O leite de arroz é uma ótima opção para a nossa alimentação saudável. Muito usado em pratos livres de lactose, a iguaria é indicada para pessoas intolerantes à substância e que, por sua vez, não querem perder os diversos benefícios nutricionais que o produto oferece ao organismo. E, além de tudo, o alimento ainda pode ser feito em sua própria casa. Descubra todas as vantagens do leite de arroz e saiba como preparar essa delícia para sua dieta.

Além da lactose, o leite de arroz também não contém colesterol, o que o torna mais saudável para a saúde do coração. Ele é feito de arroz cozido, xarope de arroz e amido de arroz integral. Em sua composição, ele é frequentemente adoçado com açúcar e até mesmo baunilha para ter sabor mais parecido com o leite de vaca, sendo, geralmente, até é mais doce que o alimento animal.

Benefícios:

Sendo uma bebida de origem vegetal, com redução calórica, sem gorduras e depurativa, o leite de arroz limpa o nosso organismo, e por esse motivo, deve ser ingerido de manhã.

Segundo o American Journal of Clinical Nutritionse, a vitamina D, presente em boa quantidade no leite de arroz, ajuda na redução gradual de peso, desde que ingerido com frequência .Aconselha-se tomar dois copos de leite arroz diariamente.

Possui menos proteínas , o leite de arroz é recomendado para aquelas pessoas que possuem problemas digestivos. Além disso, possui mais carboidratos e, apesar de possuir menos proteína e cálcio, possui um teor muito baixo de gordura, zero de colesterol e zero de lactose – que o faz um alimento ideal para aqueles que possuem intolerância ou alergia a essa substância. Normalmente orgânico, o leite de arroz não possui antibióticos e hormônios que são encontrados normalmente na composição de leite de vaca que compramos no mercado.

Com os baixos níveis de gordura e de colesterol, o alimento auxilia no emagrecimento. Deve ser inserido na alimentação em substituição ao leite de vaca, pois é uma bebida vegetal. Mas atenção: como não possui cálcio e esse deve ser consumido diariamente, é importante que você consuma outros alimentos ricos nessa substância para não sofrer carência e doenças relacionadas à falta do cálcio no organismo.

Outros benefícios:

Zero lactose; Ideal para pessoas que sofrem de intolerância ou alergia ao leite de vaca; Sem colesterol; Ideal para pessoas alérgicas ao leite de soja; Fácil digestibilidade. A proteína vegetal é mais leve do que a animal, sendo portanto, mais rápida a sua digestão; Ótimo para a flora intestinal, Ajuda a fortalecer o sistema imunológico; Ideal para pessoas com gastrite e excesso de acidez estomacal; Fácil de fazer. 

Aprenda como fazer:

2 xícaras de arroz;
2 litros de água.

Importante: esse arroz não deverá ser lavado, nem precisará ficar de molho.

Preparo:

Ferva o arroz na água por aproximadamente 15 minutos ou até que esteja cozido. Caso prefira, faça o cozimento na panela de pressão. A seguir, bata tudo isso no liquidificador. E pronto!
Deverá ser armazenado na geladeira e consumido em até três dias.
Algumas pessoas podem preferir o leite de arroz passado por uma peneira. Isso dependerá do paladar individual. Na dúvida, tente várias. São texturas diferenciadas. Poderão agradar.
Talvez o leite de arroz fique excessivamente encorpado, o que poderá desagradar alguns indivíduos. Nesse caso, basta adicionar água, depois que o leite já estiver pronto, até obter a consistência desejada.

Leite de arroz integral:
Siga a receita anterior, apenas fazendo a substituição do arroz branco comum pelo integral. O arroz integral é muito mais saudável, porém, o tempo de cozimento é maior.

Para tornar mais saboroso:
Tendo como base a receita inicial, acrescente meia xícara de amêndoas ou nozes ou castanha do pará na hora em que for bater no liquidificador. Isso trará sabor e agregará valor nutricional, trazendo proteínas ao leite de arroz.

Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.