Essa planta desconhecida merece entrar no cardápio de todos, afinal ela é rica em nutrientes que são indispensáveis a boa saúde.

A taioba é um vegetal comum em muitas hortas caseiras, principalmente em Minas Gerais, mas curiosamente é pouco consumido pelos brasileiros, afinal não é tão vendido em feiras e supermercados.

As folhas são parecidas com as de inhame – algo de certa forma perigoso, pois as de inhame não são comestíveis, com o diferencial que no caso da taioba o caule está próximo à folha. A planta desconhecida merece entrar no cardápio diário de todos, afinal ela é riquíssima em nutrientes que são indispensáveis a boa saúde.

 Geralmente a taioba é utilizada em preparos de bolinhos, vitaminas verdes especiais, recheios de pizzas e crepes, no tempero de sopas ou em refogados com alho.

Há, portanto, uma gama de opções para colocar o vegetal no dia a dia de maneira natural e deliciosa.Rica em Vitamina A, B e C e com ferro cálcio e potássio na composição nutricional, a taioba oferece vários benefícios à saúde, servindo como ótimo tratamento para algumas doenças – como a anemia, por exemplo – e para a prevenção de futuros problemas.

Se o seu objetivo é avançar os anos com disposição, energia e qualidade de vida considere a taioba como um dos vegetais importantes nesse processo. Conheça alguns dos muitos benefícios desta maravilha nutricional: 

Fortalece o sistema imunológico –
A taioba concentra boa quantidade de vitamina C e por essa razão o sistema de defesas do corpo é fortalecido. Então, quem consome o alimento estará mais protegido contra diversas doenças.

Contra prisão de ventre –
O vegetal é super importante para a boa digestão. Seus nutrientes promovem o transporte regular do alimento por todo o intestino e promove a regularidade na evacuação. Esse benefício é evidente em razão da boa quantidade de fibras da taioba.

Combate a anemia –
A taioba contém ferro e por essa razão está no grupo de alimentos que combate a anemia com eficácia. Se você sente-se fraco, indisposto e eventualmente tem enjoos e tontura, procure o médico. Se for diagnosticado com anemia, alguns alimentos como feijão e beterraba certamente serão sugeridos pelo profissional, para complementar o cardápio nutritivo, não deixe de incluir um suquinho verde com taioba pela manha e uma sopa com o vegetal no jantar.
Bom para a visão –
Graças à Vitamina A o consumo da taioba favorece a melhora na visão e na saúde ocular, colaborando com a prevenção de algumas doenças, como a cegueira noturna, catarata e até dores de cabeça
que ocorrem por problemas na região ocular.
Aprenda uma receita deliciosa com taioba:

Ingredientes: 
2 pés de taioba
água o suficiente para aferventar a taioba
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
sal a gosto
MODO DE PREPARO:
Lave as folhas da taioba, corte os talos mais grossos.
Corte as folhas bem fininhas, assim como se faz com a couve.
Coloque a taioba já cortadinha em uma panela com água até cobri-lá e deixe dar uma leve fervura; Escorra toda água. Reserve.
Coloque uma panela com o óleo no fogo, assim que começar a esquentar coloque o alho. Deixe dourar e coloque a taioba.
Espere refogar, mexa e adicione o sal mexa até que esteja tudo bem envolvido.
Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.