7 truques usando batata doce para cuidar da pele e cabelos

Você não imagina os benefícios da batata doce para a pele! Quando o consumo de batata doce é associado à saúde da pele, pensamos logo em comê-la para adquirir os benefícios da vitamina A, que ajuda a proteger contra os danos do sol, e as vitaminas C e E, por estimularem a produção de colágeno. Mas os seus benefícios e formas de usar a batata doce para a pele e cabelos são variados, vejamos:

Para tratar pele oleosa:

Ferva uma batata doce, deixe esfriar e, em seguida, amasse bem. Adicione uma colher de sopa de mel e duas colheres de chá de limão e espalhe no rosto. Deixe a máscara agir de 20 a 30 minutos e lave bem o rosto.

Para calcanhares rachados:

A água onde a batata doce cozida serve para fazer um escalda-pés para tratar pele ressecada e calcanhares rachados. Mergulhe os pés na água ainda morna e verá o resultado.

Para melhorar a textura da pele:

A água na qual a batata doce é fervida permanece cheia de nutrientes que podem revigorar e limpar a pele. Ao invés de descartá-la, deixe esfriar e guarde bem tampada na geladeira. Aplique-a diariamente na pele como um tônico. Ela vai ajudar a fazer uma limpeza profunda nos poros e acalmar a pele.

Para tratar olheiras:

Coloque uma fatia de batata doce cozida em cada um dos olhos para tratar o inchaço e a cor escura das olheiras. A antocianina presente no vegetal ajuda na redução da pigmentação e tem propriedades anti-inflamatórias que vão livrar os olhos das olheiras, rugas e inchaço.

Para impedir o envelhecimento precoce:

Faça uma máscara rejuvenescedora usando os seguintes ingredientes: Uma batata doce bem cozida, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de leite e uma colher de sopa de suco de gengibre (rale o gengibre coe o suco).

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta. Aplique a máscara no rosto e no pescoço previamente limpos. Deixe descansar de 20 a 25 minutos e enxague com água morna. A máscara vai deixar sua pele fresca, hidratada e prevenir o envelhecimento precoce. Caso não utilize toda a máscara, coloque-a em um pote bem tampado e mantenha na geladeira por até três dias.

Para hidratar a pele:

Faça um esfoliante que não resseca a pele. Bata no liquidificador meio copo de batata doce cozida, uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa de iogurte natural. O ideal é obter uma pasta mais grossa. Espalhe na pele e faça uma massagem lenta com movimentos circulares. Lave com água morna e use o seu hidratante diário.

Para melhorar a saúde dos cabelos:

A batata doce é um alimento abundante em vitamina A e beta caroteno, nutrientes fortalecedores e que promovem o crescimento do cabelo. Ela também pode ser usada como máscara de tratamento para hidratar e devolver o brilho natural aos cabelos. Veja abaixo como fazer.

Máscara para cabelos secos:

Ingredientes: 1 batata doce grande bem cozida, 1 copo de iogurte natural, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de azeite de oliva ou amêndoa.

Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea, aplique na extensão dos fios e deixe agir por 20 minutos. Caso os cabelos sejam muito secos, adicione duas colheres de sopa de óleo de coco aos ingredientes.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários o que achou e compartilhe com as amigas!