8 coisas que você nunca deve fazer antes de ir dormir

Tudo o que precisamos fazer, após um dia cansativo, é dormir. Muitas pessoas passam o dia inteiro cogitando chegar em casa, tomar um bom banho e ficar quietinho em sua cama para poder descansar. Para isso, costumamos fazer diversas coisas antes de realmente pegar no sono, coisas que nem imaginamos fazer mal.

Ter uma boa noite de sono é essencial para a melhoria do nosso humor, para repor as energias e ajuda na saúde mental de uma forma geral. Porém, como afirmamos, nem tudo nos faz bem como imaginamos. A nossa qualidade do sono depende do que fazemos durante o dia, período em que geralmente passamos acordados.

Foi pensando nisso que nós da redação da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Pesquisamos por coisas que normalmente fazemos antes de dormir que podem atrapalhar nossa saúde como um todo. O resultado das buscas nos deixou surpresos e vai deixar vocês também. Você tem um amigo que sempre reclama de uma má noite de sono? Se sim, compartilhe com ele essa matéria.

1. Usar Smartphone

Grey Scale Photo of Person Holding Smartphone

Devemos evitar ao máximo qualquer aparelho tecnológico que emita luz antes de dormir. Isso interfere na produção de melatonina, que é uma substância ligada a indução do sono. Caso não queira abrir mão do hábito de mexer no celular antes de dormir, é recomendado manter uma distância de pelo menos 35 cm do seu rosto. E, ainda melhor, que diminua o brilho para reduzir os problemas.

2. Tomar remédios

Woman Holding Half-full Glass and White Medicine Pill

Remédios ou suplementos vitamínicos podem atrapalhar na hora de dormir. O ideal é conversar com o médico para que ele possa decidir um melhor horário para se medicar sem que isso afete seu sono.

3. Mandar mensagens de texto

Person Using Smartphone

Só faça isso se for com muita urgência. Caso contrário, é melhor deixar para o outro dia. Se você tem o costume de deixar o celular perto da cama, coloque-o no silencioso pelo menos para evitar interrupções do sono. Acordar no meio da noite com uma chamada ou coisa assim afeta muito, pois o cérebro despertará imediatamente e poderá encontrar problema para dormir novamente.

4. Tomar café
Smoke over White Mug

Uma xícara tradicional de café possui entre 80 e 120 mg de cafeína. Essa cafeína pode ficar no nosso corpo por até 12 horas. Isso significa que até mesmo o café que tomamos após o almoço pode interferir em uma boa noite de sono. Uma pesquisa realizada pela Consumer Reports norte-americana descobriu que até os cafés descafeinado continha pelo menos 20 mg de cafeína. Ou seja, até mesmo eles podem tirar o sono.

5. Beber chá

White Ceramic Teacup With Saucer Near Two Books Above Gray Floral TextileEvitar o café não abre espaço para tomar chá, pois alguns também contêm cafeína. É claro que parte deles não possui a substância, como o de camomila, por exemplo. Mas o chá preto, branco ou verde devem ser evitados ao máximo.

6. Comer chocolate

Person Holding Chocolates And White Ceramic Mug

Acredite você ou não, mas o chocolate também é uma grande fonte de cafeína. Principalmente o chocolate amargo que possui um alto percentual de cacau. Esse alimento também contém outra substância, a chamada “”teobromina””, que tem o potencial de acelerar nossos batimentos cardíacos e afetar o sono.

7. Ingerir comida apimentada ou gordurosa

Person Eating Clubhouse Sandwich

Esse tipo de comida faz com que você durma de forma desconfortável e apresenta muito risco de refluxo. O ideal é fazer uma refeição leve, no mínimo, 2 horas antes de ir dormir.

8. Beber muita água

Person Holding Drinking GlassSe hidratar é muito importante, mas beber água em exagero antes de dormir não é uma boa ideia. Isso faz com que você acorde muito durante a noite para ir ao banheiro. O ideal é beber muita água durante o dia.