Efeitos colaterais que você pode sofrer se não dormir o suficiente por dia

Quando você passa a noite toda a acordado, as consequências no próximo dia são: cansaço e irritabilidade. Na verdade, não dormir o suficiente, ou seja, menos do que as horas que são recomendadas, entre 6 e 9 horas, e que seu corpo está acostumado, pode fazer você se sentir sonolento e mal humorado. Você deve saber que isso tem efeitos sobre sua saúde física e cura a longo prazo.

A ciência liga esta perda de sono com muitos tipos de problemas, que vão do ganho de peso a um sistema imune fraco. Se você quer estar ciente do perigo para o qual você expõe seu corpo toda vez que você dorme pouco, você deve conhecer os efeitos colaterais.

Pode influenciar a idade da sua pele: A falta de sono leva ao envelhecimento prematuro. Isso ocorre porque sua glândula pituitária libera um hormônio do crescimento quando você dorme ou se exercita, mas quando você não descansa o suficiente, o processo diminui.

Pode estar relacionado a depressão: Há um estudo de 2007 em que está confirmado que as pessoas que sofrem de insônia são mais propensas a sofrer de depressão.

Seu tempo de reação diminui: Se você nunca dormir o tempo recomendado, sua reação será muito ruim porque seu corpo estará cansado e não tomará decisões rápidas. Você deve saber que dirigir um carro com sono é tão perigoso quanto a condução bêbado.

Diminui sua expectativa de vida: Não deve surpreendê-lo, devido a todos os efeitos colaterais que você tem, sua expectativa de vida diminui.

Pode engordar: Quando você não dorme, a grelina (hormônio da fome) aumenta e diminui a leptina (regulador de hormônio da gordura). Portanto, geralmente adquirimos mais gordura quando não podemos descansar à noite.

Pode adquirir diabetes: O sono influencia a forma como o nosso corpo processa a glicose, de modo que as pessoas que dormem menos de 5 horas por dia correm maior risco de adquirir diabetes.

Induz a fraqueza do sistema imunológico: Seu corpo não é capaz de lutar contra vírus e bactérias corretamente porque não descansou, seu sistema imunológico não produz substâncias que o protegem.

Afeta seu coração: Descansar bem mantém seu coração saudável. O sono é responsável por equilibrar o nível de açúcar no sangue, pressão arterial e níveis de inflamação.

Uma noite de sono realmente é algo revigorante e muito importante para o indivíduo por todos esses motivos, faz parte dos cuidados com a saúde de qualidade de vida. Vale lembrar que, caso você sofra com insônia é recomendado procurar ajuda médica