Câncer de mama: frutas que podem prevenir

De acordo com o Instituto Americano de Pesquisa sobre o Câncer (AICR, sigla em inglês) 1 em cada 8 mulheres sofrerá câncer de mama. Para evitar ou prevenir uma doença que pode ser mortal é preciso levar uma vida mais saudável.

40% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos

Várias pesquisas demonstraram que existe uma grande relação entre nutrição, atividade física, hábitos e câncer. Quase a metade das mulheres que sofre com esta doença poderia tê-la evitado comendo bem, fazendo exercícios e levando uma vida mais saudável.

Fatores de risco que podem desencadear câncer de mama:

Idade avançada

Antecedentes familiares

Mamas densas

Terapias hormonais

Obesidade

Consumo de álcool

Ser de raça branca

Exercício excessivo

Cigarro

Consumir contraceptivos orais

Primeira menstruação antes dos 11 anos

Menopausa tardia depois dos 55 anos

Não ter filhos

Primeira gravidez depois dos 35 anos

Gravidez precoce antes dos 15 anos

Amamentar pouco

Alimentação pobre em vitaminas e proteínas

Somente 10% de todos os casos correspondem a fatores hereditários ou genéticos. Por isso, para evitar o câncer de mama, além de realizar autoexames ao tomar banho ou uma mamografia anual, é preciso saber as seguintes recomendações:

Consuma frutas frescas todos os dias

Podem ser na forma de sucos, vitaminas, saladas ou a fruta em si. O importante é cumprir o objetivo de 3 porções de frutas diárias (mais 2 de verduras).

Escolha mais hortaliças

Principalmente pimentões, cenouras, tomates e as verduras de folha verde. Se forem cruas, muito melhor. Do contrário, cozidas ao vapor.

Substitua as farinhas refinadas por integrais

O arroz, o macarrão, os biscoitos, a pizza e tudo aquilo que contenha farinha, prepare ou compre na versão integral. Também aconselha-se o cuscuz de trigo integral, a quinoa, a aveia, milho-miúdo e a cevada.

Aumente consumo de legumes

Todos são bons para a saúde. Algumas opções são o grão-de-bico, lentilhas, feijão e a soja (se não for transgênica).

Limite o consumo de carne vermelha

Comer muita carne de boi, cordeiro ou porco aumenta a densidade calórica do corpo. Além disso, diz-se que aumenta o pH do corpo o que propicia a proliferação das células cancerígenas.

Tampouco adicione em sua dieta as carnes processadas como os embutidos e as salsichas.

Reduza a ingestão de fast-foods

Se, de vez em quando, você tiver vontade de comer um hambúrguer com batatas fritas, não tem problema. O que não é bom para a saúde é que estes pratos sejam a regra e não a exceção.

Mantenha um peso saudável

O excesso de peso nos torna vulneráveis a certas doenças. O exercício físico e uma dieta saudável podem ajudar a perder peso gradualmente.

Evite as bebidas açucaradas, alcoólicas e com cafeína

Estas bebidas estão associadas a doenças crônicas nos adultos (a terceira parte delas é câncer). Com relação à ingestão de álcool, as pesquisas demonstram que aumenta em 12% o risco de sofrer câncer de mama.

Frutas recomendadas para prevenir o câncer de mama

Além de cumprir com as indicações anteriores é preciso escolher as frutas que por suas propriedades podem evitar ou atrasar a aparição do câncer de mama. Lembre-se de consumir as frutas inteiras e, se possível, com casca para não perder nenhuma de suas propriedades. As frutas são:

Mirtilos para prevenir o câncer de mama

Têm a capacidade de reduzir a inflamação e deter o avanço dos tumores nos seios. Os mirtilos aportam fitonutrientes que destroem as células cancerígenas. Os antioxidantes desta pequena fruta roxa melhoram a ação dos tratamentos ou medicamentos em pacientes doentes.

Um punhado de mirtilos por dia é suficiente. Você pode adicioná-los a uma salada de frutas, iogurte ou vitamina natural.

Suco de laranja para prevenir o câncer de mama

Na verdade qualquer fruta desta cor pode ser usada (por exemplo, mamão ou pêssego). Estas apresentam a capacidade de prevenir o câncer de mama e trazem uma grande quantidade de vitamina C que melhora o sistema imune.

Muitas das frutas de cor de laranja oferecem também carotenoides. Este nutriente equilibra nossa saúde. Beba um suco de laranjas no café da manhã e consuma outra fruta alaranjada como sobremesa no almoço e à noite.

Romã para prevenir o câncer de mama

Desde a antiguidade são conhecidos os benefícios desta fruta riquíssima. Há uns 2000 anos era chamada “força da natureza”. As pesquisas atuais demonstram que a romã contém flavonoides, taninos, antioxidantes e polifenóis.

Todos estes nutrientes convertem a romã em uma fruta com excelentes qualidades preventivas para o câncer (principalmente o de mama, mas também o de próstata, de pulmão e de cólon).

Consuma um copo de suco de romã para acompanhar suas refeições.

Frutos vermelhos para prevenir o câncer de mama

Já falamos das propriedades dos mirtilos. Algo similar ocorre comas cerejas, groselha, amoras, uvas e morangos. Estes frutos contêm poderosos antioxidantes com a capacidade de proteger as células dos agentes cancerígenos.

Este benefício é obtido através do ácido elágico presente em todos os frutos vermelhos. Consuma um punhado de frutos vermelhos todos os dias (no meio da manhã como um lanche saudável é perfeito).