Alguns benefícios da gelatina sem sabor que talvez você não conheça.

É um dos ingredientes mais utilizados no preparo de sobremesas e outras receitas de cozinha. No entanto, muito além de suas aplicações culinárias, é um alimento medicinal que pode prevenir e tratar vários tipos de doenças.

Mesmo que estes usos venham sendo aproveitados desde a antiguidade, muitos ainda desconhecem como utilizar a gelatina para promover o bem-estar. Por esta razão, hoje queremos destacar alguns dos seus benefícios principais para que você não deixe de consumi-la.Veja abaixo principais benefícios da gelatina:

É desintoxicante:
A glicina, um dos aminoácidos contidos na gelatina, contribui para a eliminação das toxinas que ficam retidas no fígado. Esta substância apoia a atividade dos órgãos excretores do corpo e, na verdade, é fundamental para um ótimo funcionamento do sistema hepático. Sua absorção ajuda a inibir os efeitos negativos dos radicais livres e o dano celular causado pelo excesso de substâncias tóxicas no sangue.

Melhora a digestão: A gelatina é um alimento hidrófilo, ou seja, atrai os líquidos, inclusive quando já estiver cozida. Esta qualidade a converte em uma grande aliada do sistema digestivo, pois retém os sucos estomacais para facilitar a digestão dos alimentos. Sua absorção melhora o movimento do intestino e melhora a expulsão dos resíduos que costumam ficar retidos no cólon. Além disso, graças ao seu teor de glicina, ajuda a restaurar a mucosa gástrica, otimizando a assimilação dos nutrientes e evitando o desenvolvimento de doenças digestivas.

Melhora a saúde articular e óssea: Por sua significativa concentração de aminoácidos essenciais, a gelatina é um bom suplemento para manter a saúde dos ossos e as cartilagens das articulações. Suas propriedades anti-inflamatórias combatem as doenças nestes sistemas, e ainda reduzem o risco de doenças como a artrite e osteoartrite.

É uma fonte de proteínas: Como já indicamos, a gelatina é composta por mais de 90% de proteínas de alto valor biológico que, além de aumentarem a energia, contribuem para ganhar massa muscular e melhorar o rendimento físico. Ela é recomendada para atletas e mulheres grávidas, dado que seus aminoácidos são absorvidos com facilidade, sendo aproveitados pelas células.

Fortalece as unhas e o cabelo: A queratina contida na gelatina pode ser empregada como tratamento alternativo para fortalecer as unhas e cabelos fracos. Estas propriedades podem ser aproveitadas tanto com seu consumo como com sua aplicação externa.

Melhora a aparência da pele: O colágeno é uma das substâncias que mais são utilizadas na fabricação de cremes e tratamentos cosméticos para o cuidado da pele. Como a gelatina é feita a base de colágeno cozido, possui os aminoácidos necessários para manter a pele jovem e saudável. Seu consumo e uso tópico contribui para minimizar os efeitos negativos do sol e das toxinas, por isso evita o aparecimento prematuro das rugas.

Alivia a ansiedade e o estresse: A glicina contida na gelatina também age como um calmante natural, que freia a produção excessiva de norepinefrina, um hormônio relacionado aos estados de ansiedade e pânico. Ao ser absorvida pelo corpo, equilibra a atividade do sistema nervoso e freia os hormônios do estresse.

Repara a parede intestinal: Os compostos da gelatina são úteis para reduzir a permeabilidade do intestino, já que repara a parede intestinal que costuma se irritar pelas intolerâncias alimentares e algumas doenças. Esta qualidade contribui para melhorar o processo de absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos. Ou seja, é ideal para manter o corpo em perfeito estado.

Ajuda a pegar no sono: Os pacientes com insônia ou transtornos do sono podem enfrentar estes problemas incluindo uma pequena porção de gelatina em sua alimentação. Os aminoácidos e minerais essenciais aumentam a produção de melatonina, um hormônio que induz o sono de qualidade.

Combate o excesso de peso: Por seu baixo teor de calorias e altos níveis de proteínas de alta qualidade, este ingrediente é um bom complemento para aqueles que estão tentando perder peso. Estas substâncias freiam o desejo insaciável de ingerir calorias e aumentam o gasto energético durante as atividades de exigência física.

Acelera a cicatrização de feridas: As propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes da gelatina são úteis para acelerar a cura de feridas tanto internas quanto externas. É recomendada para a recuperação de lesões cutâneas superficiais e transtornos como as úlceras.

Mesmo que a gelatina pareça exclusivamente de uso culinário, ela é um ingrediente com muitos benefícios para o nosso corpo. Anime-se a consumi-la de forma regular e desfrute de todas as suas propriedades.
Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.