Aprenda dicas para evitar e combater os furúnculos

O Furúnculo é muito doloroso, desconfortável e perigoso se não for tratado com cuidado. A área afetada fica inflamada e se forma uma bolinha dolorida, que pode se encher de pus e células mortas.

À medida que a quantidade de pus aumenta, o corpo vai procurar maneiras de drená-lo, de modo que, em algum momento, uma mancha branca ou amarelada aparecerá na área inflamada, semelhante ao que acontece nos casos de acne.

Estes folículos são propensos à infecção, principalmente em áreas úmidas, com muitos pelos e onde há atrito ou fricção, como a axila, nádegas, coxas, face, pescoço e virilha. Outros casos que podem causar infecções na pele são:

Picadas de mosquito, lesões por fricção, por roupas ou pele com pele, pequenos cortes ao fazer a barba, escoriações, arranhões.

Aprenda agora como tratar os furúnculos crônicos naturalmente:

Todos nós somos propensos a sofrer lesões. Esse tipo de dano à pele a deixa exposta a bactérias que vivem em sua superfície, o que pode causar uma infecção, não importa quão pequena ela seja.

Um furúnculo não afeta apenas o folículo infectado, mas também o tecido em torno dele.

Nem toda lesão na pele gera furúnculos, pois nosso sistema imunológico deve ser capaz de combater as bactérias antes que as infecções sejam geradas.

Entretanto, mesmo que você siga as dicas para combater os furúnculos, há certos aspectos que podem nos deixar mais propensos a tais infecções, ou até mesmo sofrer de furunculose, uma condição na qual múltiplos abscessos ocorrem com frequência.

Algumas das razões que facilitam o aparecimento de furúnculos são: Predisposição genética, má higiene, diabetes, Insuficiência renal, cirrose, uso de drogas, HIV, doenças de pele crônicas,
obesidade, Idade avançada, uso de roupas apertadas.

Geralmente, os casos onde vários abscessos ocorrem sucessivamente são uma consequência dos pontos listados acima, ou de um tratamento inadequado para alguma outra infecção anterior.

Outro conselho para combater os furúnculos é lavar com sabão neutro as roupas, lençóis e cobertores que poderiam ter estado em contato com a área afetada; desta forma você pode evitar outra infecção.

Se a inflamação não diminuir naturalmente e a infecção continuar por mais de 10 dias, se você tiver vários furúnculos ao mesmo tempo ou se tiver febre, procure um dermatologista. Ele poderá drená-los e prescrever um tratamento adequado.

Dicas para combater os furúnculos:

É possível se livrar dos furúnculos. Você só precisa adotar alguns hábitos para combatê-los e evitar desenvolvê-los com frequência. Veja abaixo:

Se você tiver um furúnculo, use compressas de água morna, chá de camomila ou folhas de manjericão pelo menos três vezes ao dia para ajudar a reduzir a dor e a inflamação.
É importante que a compressa esteja limpa e que você use uma nova a cada vez que for repetir o processo.

Enquanto você estiver com furúnculos, tome banho diariamente com sabonete antisséptico.

Os furúnculos tendem a estourar espontaneamente após alguns dias. Se este for o seu caso, limpe a área com uma gaze esterilizada, água e sabão neutro para evitar que o pus que foi eliminado possa infectar outras áreas da pele.

Mantenha controladas, limpas e secas as áreas da sua pele com muitos pelos para evitar infecções.

Evite usar roupas muito justas ou que gerem fricção em áreas delicadas do seu corpo, para que você possa evitar lesões que possam se transformar em furúnculos futuramente.

Não esprema o furúnculo com as unhas, senão irá piorar a infecção. Deixe que ele estoure e elimine o pus sozinho e, se isso não acontecer, visite o dermatologista.

Se você for muito propenso a desenvolver furúnculos mesmo seguindo as dicas acima, recomendamos que você faça exames gerais para determinar quais fatores estão afetando a saúde da sua pele.

Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.