Batata Doce – Melhor horário para consumir e obter os benefícios

Você já ouviu falar em carboidrato bom e carboidrato ruim? Ou que alguns alimentos tinham baixo nível glicêmico? A batata doce faz parte dos carboidratos bons que possuem baixos níveis glicêmicos e por isso, é saudável e traz muitos benefícios para a saúde.

Carboidrato bom é aquele que apresente nutrientes saudáveis, poucas calorias e muitos benefícios para o corpo. Batata doce, além de ser saudável, possui benefícios para emagrecer até o a prevenção do câncer.

Ela virou a preferida dos atletas e das mulheres que procuram o corpo perfeito, pois possui ingredientes essenciais para a perda de peso e o ganho de massa magra. Conheça os nutrientes da Batata Doce:

Todos os benefícios encontrados nela vêm de substâncias saudáveis presentes, como os carboidratos, as fibras alimentares, as vitaminas A, B1 e B5, o fósforo, o cálcio, o potássio, o ferro e o sódio.

Esses nutrientes também são encontrados na batata inglesa – também muito usada para emagrecer – mas em menores quantidades do que na batata doce e, por isso, muita gente está a incluindo na dieta.

Como consumir a Batata Doce: A batata doce é muito fácil de preparar e pode ser comida com outros alimentos. Você pode consumi-la cozinhada ou até assada, cortando rodelas e levando ao forno. Outra dica é misturar alimentos e comê-la na salada ou com iogurte, para potencializar os efeitos.

Foto: Reprodução/Google

Outra forma de adquirir mais benefícios em pouco tempo, é combinando o carboidrato da batata doce com as proteínas. Alimentos ricos em proteínas são fundamentais para a regeneração do músculo e para o ganho de massa muscular. Você pode optar por comer um filé de peito de frango ou peixe.

Benefícios encontrados na Batata Doce: As pessoas que a consomem conseguem de fato emagrecer, pois a combinam com outros alimentos saudáveis em uma dieta e praticam atividades físicas regularmente. Os carboidratos presentes e as fibras ajudam a te deixar saciado e a te dar mais energia para os treinos. Mas não pense que a batata doce é útil apenas para emagrecer, ela traz consigo muitos benefícios para a saúde do nosso coração e de nossa pele.

Por ser rica em antioxidantes, a batata doce protege nossa pele dos danos que podem ser causados pelos radicais livres e, ainda ajudar a controlar as rugas que podem aparecer com o tempo. A vitamina C encontrada em sua composição ajuda a combater os danos oxidativos e sua pele fica macia e saudável.

Ela também é liberada para os diabéticos, pois seu carboidrato é de baixo nível índice glicêmico e ela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. O betacaroteno presente nela também é muito útil para melhorar a saúde de nossos olhos, prevenindo doenças como cataratas e melhorando a nossa visão noturna. A vitamina A ainda age contra retinite pigmentosa.

Os antioxidantes, o beta-caroteno, a vitamina B6, o potássio e o sódio são nutrientes essenciais para tratar a saúde do coração, ajudando a diminuir o colesterol ruim, dando mais flexibilidade para as artérias e melhorando o fluxo sanguíneo, mantendo o ritmo do coração e diminuindo os riscos de pressão alta.

Qual o melhor horário para consumir:

O melhor horário para consumir, no caso dos praticantes de musculação a orientação é o consumo antes do treino, pois ela é fonte de energia e também auxilia no ganho de massa magra, que é ativado pelos exercícios de força.

Para aqueles que querem perder peso é essencial se alimentar no mínimo 40 min antes do treino, neste caso a batata auxilia na queima de gordura e manutenção da massa magra. Ela também ajuda na sensação de saciedade ao longo de todo o dia, o que ajuda a não exagerar nas refeições.

Quem é atleta ou já pratica uma atividade física de alta intensidade a um certo tempo, deve combinar dois momentos para o consumo, dessa forma todos os benefícios serão adquiridos. O atleta precisa de muita energia para a prática do exercício, então é essencial o consumo antes do treino. Após a atividade, a batata doce também é muito importante, tanto para a reposição da energia, quanto a regeneração dos músculos.