Benefícios da vitamina D para a sua saúde

A Vitamina D Já é essencial para o nosso organismo. É tão simples como isso. Ela é responsável por controlar 270 genes, inclusive as células do sistema cardiovascular (coração). A boa notícia é que a vitamina D pode ser obtida se apanharmos uns bons raios de sol. Mas, claro, como é preciso ter cuidados com o sol, é importante conhecer todas as formas e alimentos que nos dão esta preciosa vitamina.

Os cientistas descobriram que as pessoas que têm falta de vitamina D podem desenvolver problemas ósseos. Eu explico melhor: esta vitamina é fundamental para a saúde dos nossos ossos já que nos ajuda a absorver o cálcio que ingerimos, evitando que este seja expulso do nosso organismo. E a vitamina D também desempenha um papel muito importante a nível muscular.

Sabia também que nos países com menos sol, logo menos vitamina D, há muitos casos de depressão? Isto porque esta vitamina é importante para a gestão das nossas emoções.

Conheça agora melhor todos os benefícios da vitamina D:

1. Aumenta a nossa saúde óssea

Este é um dos principais benefícios desta vitamina no nosso corpo. A vitamina D ajuda a desenvolver e a fortalecer os nossos ossos, devido à absorção do cálcio que consequentemente aumenta a densidade óssea. Assim, ajuda a evitar doenças como a osteoporose e contribui para o crescimento saudável das crianças.

2. Estimula o sistema imunitário

A vitamina D é uma das responsáveis pelo bom funcionamento do nosso sistema imunitário, protegendo-o de várias doenças. Um estudo indica que as crianças que têm bons níveis desta vitamina são mais resistentes contra gripes e constipações. Que boa notícia!

3. Diminui o risco de diabetes

Os especialistas afirmam que a vitamina D diminui a probabilidade de desenvolver diabetes, já que capacita o nosso organismo para processar os níveis de açúcar no sangue.

4. É uma aliada da saúde do nosso coração

Segundo os entendidos, a vitamina D fortalece as paredes das artérias, o que ajuda a evitar doenças como a arteriosclerose. A somar isto, ainda reduz a pressão arterial nos casos de hipertensão e diminui o risco de ataques cardíacos.

5. Previne várias doenças

Muito importante! Diversos estudos dão conta que a vitamina D ajuda a prevenir algumas doenças como a esclerose múltipla, Alzheimer, Parkinson e problemas de demência.

6. Melhora a nossa saúde hormonal

Os bons níveis desta vitamina no nosso corpo ajudam a estimular a nossa saúde hormonal na medida em que, no caso das mulheres, aumenta a produção de estrogénio e, nos homens, a produção de testosterona. O nosso corpo absorve a vitamina D através da exposição solar. A produção dessas hormonas melhora o nosso humor e desperta a libido. A vitamina D ajuda também a diminuir os níveis de cortisol, a chamada hormona do stress.

7. Ajuda a emagrecer!

Vai gostar de ler estas linhas! J Os especialistas afirmam que há uma ligação entre os níveis de vitamina D e a capacidade de o nosso corpo queimar gordura. É verdade, diversos estudos apontam que as pessoas que têm bons níveis desta vitamina, conciliados com um regime alimentar equilibrado e uma prática regular de exercício físico conseguem queimar gordura e perder peso com mais facilidade! Outro benefício desta vitamina é que ajuda o nosso cérebro a controlar a fome os desejos de comida, assegurando que o nosso corpo assimila todos os nutrientes necessários para não sentirmos aquela vontade compulsiva de comer. E claro, ao reduzir os níveis de cortisol, ajuda a evitar que acumulemos gordura abdominal.

8. Melhora a nossa memória

A vitamina D é super eficaz para a nossa memória! Há quem diga que melhora o nosso raciocínio tornando-o mais rápido e também aumenta os níveis de QI.

9. Deixa-nos mais alegres

Esta vitamina deixa-nos mais alegres, já que influi sobre as funções hormonais que contribuem diretamente para o nosso humor. O facto de reduzir a hormona do stress, faz com que nos sintamos mais calmos e menos nervosos! A vitamina D é essencial na prevenção da depressão.

Descubra agora quais os alimentos onde pode encontrar vitamina D

* Ovos;

* Ostras;

* Atum;

* Sardinha;

* Salmão;

* Óleo de fígado de bacalhau;