Descubra como eliminar os ácaros que vivem em sua cama

A cama é um dos elementos fundamentais da nossa casa, mas quantos ácaros há nela? Trata-se do local onde podemos descansar depois de completar todas as tarefas do dia e onde permitimos que o corpo cumpra funções primordiais para a saúde.

No entanto, devido à transpiração, às células mortas da pele e à poeira, o colchão se deteriora e se transforma em um ambiente ideal para o desenvolvimento de vários micro-organismos.

Apesar de nós tendermos a ignorar isso, algumas alergias, infecções e problemas respiratórios têm a ver com os ácaros e bactérias que se proliferam no colchão.

Felizmente existem métodos de limpeza e desinfecção que nos permitem acabar com este problema sem a necessidade de expor a saúde a produtos químicos ou gastar demais.

Hoje nós compartilharemos uma fórmula natural e algumas recomendações para garantir que sua cama seja mantida sempre em condições adequadas.

1,5 milhão de ácaros podem estar vivendo na sua cama

Antes de saber como desinfetar a cama, é bom que todo mundo saiba que nela podem viver até 1,5 milhão de ácaros de pó que se reproduzem facilmente.

Os lençóis e cobertores absorvem o suor e células da pele que servem de alimento para esses bichos que causam asma e várias reações alérgicas.

Muitos especialistas nos aconselham a ventilar a cama por várias horas depois de se levantar, já que o ar fresco e a luz ajudarão a eliminar estes parasitas.

Além disso, ao arrumar a cama depois de se levantar o calor do corpo fica preso e permite que se crie um ambiente propício para o crescimento dos ácaros.

Tudo isso tende a se manifestar com vários sintomas fortes que, muitas vezes, são confundidos com outras condições:

A congestão nasal

A asma

Os espirros

A febre do feno

Os olhos avermelhados

A rinite

A coceira

As irritações da pele

Se você tiver um ou mais destes sintomas, é preciso tomar medidas imediatas para melhorar o ambiente da cama e evitar problemas que exijam um maior cuidado.

Como desinfetar a cama de forma natural?

Além de seguir a recomendação de deixá-la ventilando por algumas horas, há outras medidas práticas para assegurar uma cama mais limpa e desinfetada.

Em primeiro lugar, você deve trocar os lençóis e fronhas pelo menos uma vez a cada duas semanas. Devemos levar em consideração que eles são os que mais absorvem o suor.

Você também deve tentar manter a base da cama e seus arredores livres de poeira, que são outro alergênico que prejudica a saúde.

Para não ter que recorrer a produtos de limpeza comerciais, você pode usar o vinagre branco e a água oxigenada como soluções alternativas.

Somado a isso, é aconselhável que você empregue o seguinte remédio caseiro para uma desinfecção completa do colchão.

Desinfetante de bicarbonato de sódio e óleo essencial

O bicarbonato de sódio é um produto antisséptico que, neste caso, serve para absorver a umidade e a sujeira do colchão.

Suas propriedades neutralizam o mau cheiro e deixam uma sensação de frescor para quando formos dormir.

O óleo essencial, seja de melaleuca ou de eucalipto, é um produto com um aroma muito agradável que reforçará o processo de desinfecção para a eliminação completa dos ácaros.

Este método é 100% ecológico e substitui perfeitamente outros produtos comerciais que contêm produtos químicos agressivos.

Ingredientes

1 copo de bicarbonato de sódio (200 g)

10 gotas de óleo essencial

1 peneira média

1 escova

Aspirador manual

O que você deve fazer?

Combine o bicarbonato de sódio com o óleo essencial em um recipiente.

Quando você se certificar de que eles estão bem misturados, passe-os por uma peneira e polvilhe sobre o colchão.

Esfregue-os com a ajuda de uma escova e certifique-se de limpar todas as áreas.

Deixe-os agir por, pelo menos, uma hora, de modo que os compostos ativos cumpram a sua função.

Remova os excessos de bicarbonato de sódio com um aspirador manual.

Repita uma vez por mês.

Tem certeza de que sua cama está limpa? Apesar de não apresentar mau cheiro ou sujeira evidente, é muito provável que ela abrigue milhões de ácaros e micro-organismos prejudiciais ao seu corpo.

Se você tem animais de estimação em casa evite que entrem no seu quarto, pois eles podem agravar este problema.

Siga os conselhos mencionadas aqui e comprove que são muito úteis para manter o seu lugar de descanso em melhores condições.