Dor lombar: combata com pomada de arnica

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é uma dor incômoda que ocorre na parte inferior das costas. Normalmente, é acompanhada por inflamação e dor intensa. A causa mais comum é a chegada da velhice, que provoca a deterioração dos músculos.

O que é a dor lombar?

Tanto homens como mulheres podem sofrer em algum momento desconforto na altura dos rins. Comumente, a dor aparece entre os 30 e 50 anos de idade. Essa dor é conhecida como dor nas costas e é uma das razões mais frequentes para consultas médicas e ausências no trabalho.

A principal causa desta doença é a degeneração vertebral que aumenta à medida que envelhecemos. Quanto mais velha a pessoa é, menos força óssea, menos elasticidade e menos tônus ​​muscular ela terá. Por sua vez, os discos vertebrais perdem fluido e flexibilidade e não podem mais nos proteger.

Quais são as causas da dor lombar?

A dor lombar têm muitas causas. Em muitos casos, ela estar relacionada com a velhice. A distensão muscular é uma delas, pois ao se alongar para levantar um objeto pesado, o estiramento dos músculos pode ocorrer. Isso pode causar dificuldades para se levantar ou andar.

Existem outras doenças que podem causar a dor lombar:

Por exemplo, a ciática, que por si só representa uma dor muito forte na perna, pode gerar dor lombar.

Além disso, a espondilolistese, que ocorre quando uma vértebra se move para a parte inferior das costas, causando instabilidade e comprimindo a raiz nervosa.

A artrose lombar ocorre quando os discos intervertebrais da coluna lombar se desgastam. Muitas vezes causam inflamação, assim como instabilidade na parte inferior das costas.

Esta condição gera dor, inflamação e desconforto na parte inferior das costas. Pode até causar dor ciática em muitos casos.

Outras causas comuns incluem fraturas da medula espinal, osteoporose, câncer ósseo, hérnia de disco, infecção nos rins, pedras nos rins, doenças dos órgãos reprodutores femininos e problemas relacionados à gravidez.

Felizmente, as pomadas são muito eficazes no combate à dor lombar.

Prepare uma pomada com arnica e óleo de coco para a dor lombar

arnica

A arnica tem propriedades analgésicas que aliviam a dor em caso de entorses e outras lesões musculares. Também é um anti-inflamatório, pois ajuda a reduzir o inchaço de batidas ou ferimentos graças a um composto conhecido como helenalina.

Quando aplicada na pele, tem um efeito que combate a irritação graças às suas propriedades antimicrobianas.

Leia mais: dores nas costas são causadas pelas emoções

Arnica ajuda a aliviar a dor lombar

A arnica é altamente recomendada porque é rubefaciente, ou seja, tem o poder de estimular a circulação sanguínea onde é aplicada. Isso permite que os hematomas desapareçam ou diminui as chances deles aparecerem.

Óleo de coco

Por sua vez, o corpo assimila muito bem os ácidos graxos saturados contidos no óleo de coco por serem de origem vegetal. Em sua composição, existem os ácidos láurico, palmítico, mirístico, oleico e linoleico. Também contém ferro, vitaminas E e K que fazem do óleo de coco um complemento ideal para a saúde.

É também antimicrobiano, antifúngico e antibacteriano. Até estimula o sistema imunológico e é usado como relaxante muscular.

Unir as propriedades da arnica com o óleo de coco é uma solução econômica e simples para aliviar a dor lombar. Ao adicionarmos um pouco de cera de abelha, daremos consistência à pomada e facilitaremos a aplicação.

Receita para fazer a pomada

Ingredientes

• 3 colheres de sopa de cera de abelha (45 g)

• 1 colher de sopa de óleo de coco (15 ml)

• 2 colheres de sopa de óleo de arnica (30 ml)

O que fazer?

• Aqueça a cera de abelha em banho-maria usando um recipiente.

• Quando tiver derretido, cozinhe e adicione o óleo de arnica e o óleo de coco.

• Misture tudo, desligue o fogo e deixe descansar.

• Aplique na área afetada duas vezes ao dia.

Quando você sentir dor na região lombar, é melhor resolver o problema antes que piore.

Como explicado anteriormente, as causas são múltiplas, mas para cada uma existe um tratamento específico. Enquanto estiver esperando receber o tratamento ideal para o seu caso, é melhor aplicar uma pomada de arnica e óleo de coco para a dor, o que vai gerar um alívio rápido, seguro e natural.