Dor no joelho: 4 coisas para fazer e 3 para evitar. Confira!

A dor no joelho pode aparecer a qualquer idade. Não só se associa com a clássica osteoartrite, às vezes pode ser devida a um movimento errado, um problema na cartilagem ou mesmo um pequeno cisto. O essencial, nestes casos, é contar com um adequado diagnóstico e um tratamento médico adaptado às nossas necessidades particulares.

Não será o mesmo tratamento que um atleta, que uma pessoa de idade mais avançada com uma vida mais sedentária receba: o principal, sem dúvidas, é sermos prudentes e seguir sempre o conselho dos especialistas.

De certa forma nunca é demais seguir em nossa casa alguma outra solução caseira, ou mesmo usar a sempre sábia natureza capaz de melhorar nossa qualidade de vida neste processo de recuperação. Nossa dica hoje vai ensinar 4 bons conselhos e 3 advertências que podem ser de ajuda. Veja abaixo:

Fazer repouso: não temos que nos arriscar a piorar a situação Quando a dor no joelho aparece devemos mentalizarmos de que o que nosso corpo precisa é de repouso. Qualquer sobrecarga ou mal movimento poderá intensificar a dor e danificar ainda mais a estrutura onde se localiza o problema: ligamentos, menisco, ossos…Sabemos que o exercício é positivo, que andar previne muitos destes problemas articulares, mas quando o problema já apareceu, não faz sentido forçar a articulação.

Será necessário estabelecer um período prudencial de repouso para, depois, iniciar pouco a pouco e de forma harmônica, uma terapia de recuperação baseada em natação ou fisioterapia. O mais importante é não sair para caminhar sobre um terreno pedregoso ou irregular: nos arriscaremos a sofrer uma queda.

Solução caseira para fortalecer seus tendões:
Ingredientes:
Uma xícara de aveia de cozimento rápido (150 g), 1 xícara de água (250 ml), 1 xícara de suco de abacaxi (250 ml), 1 xícara de suco de laranja (250 ml), 2 colheres de mel (50 g), 1 colher de canela em pó (7 g). Preparo: Este remédio simples, saboroso e nutritivo irá nos ajudar a cuidar e a regenerar os tendões dos joelhos. O único que temos que fazer é colocar todos os ingredientes no liquidificador e obter uma bebida bem homogênea. Beba em três partes: uma pela manhã, outra ao meio-dia e outra duas horas antes de dormir.

Massagem de vinagre de maçã e azeite de oliva: O vinagre de maçã também é muito eficaz para aliviar e tratar a dor no joelho. Seu segredo está em seu efeito alcalinizante, e em sua capacidade para dissolver o acúmulo de toxinas nocivas que se concentram em nossas articulações quando estas estão inflamadas. Se combinarmos o vinagre de maçã com o azeite teremos um fabuloso remédio anti-inflamatório. Para isso, basta aplicar em um pano de algodão uma colher de vinagre de maçã junto com um pouco de azeite de oliva. Depois aplique sobre o joelho, fazendo uma massagem circular. Pode repetir 3 vezes por dia.

Solução com urtiga e suco de limão:
Ingredientes:
8 colheres de urtigas (80 g), 1 litro de água, O suco de 1 limão.
Preparo: O chá de urtiga tem sido desde sempre um remédio espetacular para tratar a inflamação e a dor articular. Algo tão simples como combinar as urtigas com o uco de um limão, nos permitirá ter um tratamento natural depurativo, rico em vitamina C para regenerar a cartilagem e ideal para nos tratar física e mentalmente.

Prepare uma infusão: com a urtiga e meio litro de água. Deixe no fogo por 20 minutos e deixe repousar por outros 10. Depois desse tempo, coe o conteúdo e fique com a água da infusão. Por último, adicione o suco de limão e o meio litro de água restante. Beba ao longo do dia, se sentirá muito bem.

3 coisas que não devemos fazer quando sofremos de dor no joelho:

Cautela com a terapia frio calor: Todos nós já escutamos que a terapia frio calor é boa para reduzir a dor e os processos inflamatórios. No entanto, temos que ser prudentes: durante as primeiras 48-72 horas é melhor evitar as compressas quentes, porque o que faremos é intensificar o problema. O ideal é fazer o seguinte nos primeiros dias: Aplique compressas de gel frio. Aplique uma faixa compressiva. Mantenha repouso com a perna para o alto.

Cuidado com o calçado que utiliza: Se você sofrer de dor no joelho de forma habitual, é necessário prestar atenção ao tipo de calçado que utiliza ou, mais do que o calçado, suas palmilhas. Apesar do calçado não ser um causante da dor no joelho, pode piorá-la. É bom procurar um especialista para que nos informe sobre o tipo de palmilha que seria adequada para o nosso problema em particular. Existem palmilhas acolchoadas que regulam o impacto do pé no chão e aliviam a dor no joelho.

Cuidado com os suplementos à base de gengibre: Sabemos e que o gengibre é a raiz medicinal mais útil para reduzir a dor associada aos processos inflamatórios. No entanto, temos que lembrar dois simples aspectos antes de tomar os clássicos suplementos de gengibre:

Nota: Se já estamos tomando anti-inflamatórios por prescrição médica, não será adequado combiná-los com o gengibre. Se já sofremos com hipertensão o recomendado é evitar esta planta. Tenha em mente que toda medicação pode interferir com este tipo de planta natural. O mais prudente é consultar sempre um especialista. Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, Não substitui um especialista. Visite sempre o seu médico.