Essas folhas são ótimas, possuem 22 vezes mais cálcio que o leite, melhoram a saúde dos ossos, da pele, cabelo e muito mais!

Você provavelmente já ouviu falar sobre a amora, mas será que conhece todos os benefícios que esta fruta pode oferecer à sua saúde? Ela é rica em vitaminas e minerais, fonte de ferro, vitamina C e cálcio. Contém ainda antocianinas, antioxidantes capazes de reverter os danos causados à célula pelos radicais livres.

Suas folhas são utilizadas para fazer o chá que atualmente tem feito muito sucesso pelos diversos benefícios que pode oferecer à saúde. É na folha que está a maior concentração de magnésio, fósforo, potássio e cálcio, como também vitaminas antioxidantes, como Vitamina C e E. Elas também, possuem 22 vezes mais cálcio do que o leite de vaca.

Conheça agora alguns dos seus muitos benefícios: Saúde dos ossos
Rica em cálcio e fonte de magnésio, dois minerais importantes para os ossos, a bebida feita a partir das folhas de amora também contribui para que os ossos mantenham uma condição saudável. Assim, podemos concluir que ela combate doenças que afetam os ossos como a osteoporose.

Ação antioxidante: Uma pesquisa publicada pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry (Jornal de Química Agrícola e Alimentar, tradução livre) identificou que as folhas e as frutas sem espinhos da amora são dotadas de propriedades antioxidantes. Com isso, é possível concluir que o chá das folhas de amora combate a atuação dos radicais livres causadores de doenças como o câncer e que promovem o envelhecimento no organismo humano. Justamente a ação trazida por substâncias com propriedades antioxidantes.

Melhora a saúde da pele: Por conta da presença de antioxidantes, vitamina C e vitamina E em sua composição, o chá de amora ajuda a manter a pele saudável, reduz as rugas e fortalece as estruturas de colágeno do tecido conjuntivo. O colágeno é importante para tornar a pele mais firme, além de combater a sua flacidez.

Melhora a Qualidade de sono: Quem sofre com dificuldades para dormir também pode obter benefícios com a ingestão do chá de amora. Isso porque a bebida também é conhecida por combater problemas relacionados à insônia, tendo em vista que possui propriedades calmantes. Alívio da diarreia: O chá de amora é aprovado pela agência regulatória de ervas da Alemanha como uma bebida que alivia a diarreia aguda sem causa específica. Os taninos encontrados na bebida é que são responsáveis por tal efeito.

Saúde da mulher: O chá de amora pode ser considerado um aliado da saúde da mulher devido ao fato de aliviar as dores das cólicas menstruais e o desconforto que aparece em decorrência da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Auxilia o tratamento de outros problemas de saúde: A bebida feita a partir das folhas de amora pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de condições como dores de cabeça frequentes, alterações na libido, diminuição de hemorroidas. depressão e doenças nos rins.

Evita a proliferação de fungos: o chá de amora pode ainda inibir a proliferação de fungos, além disso, tem efeitos bactericida e anti-inflamatório. Ajuda a combater a calvície: por revitalizar a circulação no couro cabeludo e inibir progressivamente a queda dos fios, o chá de amora pode ser um bom aliado no combate à calvície. Auxilia no combate a diabetes: o chá ajuda a combater a diabetes pois possui a DNJ, inibidora da taxa de glicose com a liberação natural de insulina.

Veja como Preparar o chá. Ingredientes: 1 l de água; 3 a 5 folhas de amoreira secas ou 1 colher de sopa de folhas de amoreira trituradas. Modo de preparo: Ferver o litro de água em uma panela no fogão; Desligar o fogo e adicionar as folhas de amoreira; Tampar a panela e deixar descansar durante 10 minutos. Servir-se e consumir todo o chá dentro de um período de 24 horas para não desperdiçar suas propriedades. Modo de usar: É aconselhável preparar e consumir o chá no mesmo dia, o litro preparado do chá de amora pode ser consumido gelado ou quente, 3 vezes ao dia, entre as principais refeições, você pode começar a tomar o chá de amora pela manhã, mas não é preciso tomá-lo, necessariamente, em jejum.

Obs: não há contraindicações conhecidas em relação ao chá de amora. Contudo, seu consumo em gestantes e lactantes deve ser avaliado anteriormente por um profissional.
Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite regularmente o seu médico.