Gengibre e cúrcuma: bebida medicinal para as articulações

Você sabia que graças às propriedades do gengibre e da cúrcuma podemos conseguir um remédio natural para cuidar das articulações sem necessidade de recorrer a anti-inflamatórios sintéticos?

As dores nas articulações são muito frequentes. Além disso, apresentam-se de forma mais comum entre pessoas jovens, por isso que sua ocorrência não se corresponde unicamente aos idosos. Ainda que existam vários tratamentos químicos para aliviá-las, os remédios naturais são boas alternativas.

O gengibre e a cúrcuma têm excelentes propriedades que podem ajudar com as articulações. Neste artigo ensinaremos tudo sobre estes produtos e sua aplicação em uma bebida medicinal.

Gengibre:

O gengibre é uma raiz muito conhecida no mundo da cozinha por seu aroma e sabor. Esta planta cresce mais de 90 centímetros, mas seu fruto está soterrado, como os tubérculos.

Ainda que seus usos culinários sejam amplamente conhecidos devido ao seu sabor picante que impregna qualquer prato, o gengibre também tem muitas propriedades benéficas para o corpo. Uma das mais destacadas é que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, além de facilitar o processo digestivo.

Cúrcuma:

Assim como o gengibre, a cúrcuma é outra especiaria extremamente admirada no mundo da cozinha. Esta planta herbácea provém da Índia, e sua cor de laranja tinge qualquer alimento.

Também na parte da saúde, a cúrcuma tem grandes propriedades. A maioria delas estão focadas na parte digestiva, pois a cúrcuma é carminativa. Além disso, tem propriedades para combater o mal-estar estomacal.

No entanto, a principal propriedade da cúrcuma é a anti-inflamatória. Por este motivo, se torna uma grande aliada para todos aqueles que, independentemente da idade e das circunstâncias, sofrem com artrite.

Por que aparece a dor nas articulações?

A dor articular é um sintoma incômodo que se produz nas articulações dos joelhos, cotovelos, ombros, pulsos, tornozelos, etc. Esta dor pode ser aguda, produzida depois de um esforço físico, ou crônica, quando se torna permanente.

Geralmente, a dor nas articulações está vinculada com a artrite. Outras doenças como a bursite ou a tendinite costumam ser frequentes produtoras de dores articulares.

Seja pelo esforço físico excessivo ou por alguma doença, as dores nas articulações podem ser controladas de maneira efetiva através de remédios naturais. As bebidas à base de cúrcuma e gengibre são uma das melhores alternativas que podemos encontrar.

Bebida medicinal de gengibre e cúrcuma:

Saiba que este é um remédio que, se consumido com frequência, pode ser bem efetivo para as articulações. A melhor forma de aproveitar os benefícios de ambos ingredientes é preparar uma infusão.

A mistura de gengibre e cúrcuma é poderosa. Se além disso, adicionarmos canela e um toque de limão, seus benefícios sobre as articulações serão mais efetivos. Se desejar, pode potencializar ainda mais seus efeitos ao incluir mel. Esta bebida deverá ser consumida diariamente por um par de semanas, especialmente nas horas de manhã, antes de começar o dia.

Ingredientes:

1 colher de cúrcuma (15 g)

1 colher de raiz de gengibre picada (15 g)

3 xícaras de água (750 ml)

1 colher de canela ralada ou em pó (5 g)

suco de meio limão

Preparo:

Ferva a água, adicione a cúrcuma, o gengibre e a canela.

Para que a bebida adquira todos os benefícios devemos deixar em infusão durante 30 minutos.

Passado o tempo indicado, desligue o fogo e deixe repousar por alguns minutos.

Para terminar, adicione o suco de meio limão, coe e sirva.

A cúrcuma e o gengibre são grandes aliados na hora de combater dores nas articulações.

Esta bebida pode ser uma excelente alternativa se sofremos frequentemente dos efeitos da artrose ou de outras afecções.