O que a cor do sangue menstrual quer dizer? Leia e saiba.

Já deixando de ser tabu há algum tempo, a menstruação faz parte da vida da mulher, sendo algo extremamente natural e, muitas vezes, desconfortável. Porém, é necessário para o processo evolutivo e faz parte do ciclo reprodutivo feminino.

Em média, esse ciclo dura 28 dias, período em que o útero se prepara para receber o óvulo fecundado, produzindo o endométrio. Por sua vez, o endométrio tem como função revestir a parede interna do órgão reprodutor feminino, sendo bastante vascularizado e rico em nutrientes.

Quando a fecundação não acontece, antes que o próximo ciclo aconteça, o organismo suspende a produção de alguns hormônios, elimina o óvulo que tinha sido liberado e o endométrio. Esse processo de eliminação é o que conhecemos Já deixando de ser tabu há algum tempo, a menstruação faz parte da vida da mulher, sendo algo extremamente natural e, muitas vezes, desconfortável. Porém, é necessário para o processo evolutivo e faz parte do ciclo reprodutivo feminino.

O sangue de uma menstruação saudável é o descolamento do endométrio, composta por esse tecido. Como dissemos, altamente vascularizado – sangue, muco e secreções vaginais. Normalmente a cor do sangue varia de acordo com o período da menstruação, desde marrom, passando por vermelho vivo, até quase vinho.

Ele percorre um longo caminho até ser expelido, através de todo o canal vaginal, no qual se mistura com bactérias e fungos característico da região, resultando em um cheiro característico, principalmente porque começa a envelhecer. Os ginecologistas dizem que o normal é que seja expelido de 30ml a 50 ml de sangue, em dias, isso quer dizer entre 3 a 8, também não há presença de muitos coágulos e um uso diário de até 6 absorventes. E o que as cores querem dizer?

Rosado: Essa cor representa um pequeno fluxo. Agora, quando essa cor permanece quando deveria sair mais sangue, pode ser um sinal de gravidez ou alterações hormonais.

Vermelho: É a cor natural, principalmente no meio do período. Mas, se essa cor permanecer por mais de 8 dias é importante procurar um médico.

Vinho: Acontece nos dias de maior fluxo, se essa cor permanecer por muito tempo pode ser sinal de aborto involuntário ou, até mesmo, tumores.

Vermelho alaranjado: Quando essa é a cor predominante durante todo o período menstrual, principalmente, se for acompanhado de um for te odor, é preciso procurar um médico o mais rápido possível. Pois pode ser um sinal de complicações na saúde e do sistema reprodutor.

Marrom: Se for só marrom, é normal e pode querer dizer que um forte fluxo acontecerá. Se for acompanhado de um tom amarelo, pode ser sinal de infecção.

Pedaços de pele: Se a menstruação vier com pedacinhos de pele, não há nada de anormal. Como dissemos, a menstruação é o descolamento do endométrio, esses pedacinhos só são pedacinhos maiores que descolaram. A quantidade, e se aparecem, depende de mulher para mulher.

Coágulos: Dependendo da posição que a mulher fica quando está em seu período menstrual, o sangue pode ficar acumulado no canal vaginal, se transformando em coágulo. Esse é um processo natural do corpo. Geralmente, mulheres com fluxo mais intenso apresentam mais coágulos.

Fluxo muito intenso: A intensidade do fluxo depende da quantidade de hormônios produzidos no período em que o útero se preparava para receber o óvulo fecundado, produzindo o endométrio. Tanto no começo quanto no final da vida reprodutiva, o fluxo geralmente é mais intenso por conta das variações hormonais. Mulheres em idade adulta, que ainda possuem fluxo muito intenso, durante todo o período menstrual, podem apresentar quadro de anemia. Nesses casos, é importante procurar um especialista.
Manchas: Podem ser sinal de gravidez ou desequilíbrio hormonal.