Orégano: opção natural contra a tosse, doenças do pulmão, dores musculares, de dente e outros

Orégano: além de dar um sabor especial na comida, ele traz benefícios à  Saúde incomparáveis.

O uso constante do Orégano combate vários tipos de doenças como: tosse, doenças do pulmão, dores musculares, indigestão, dores articulares e dor de dente.

Conheça agora alguns dos muitos benefícios:

Possui propriedade antioxidante (ajudam a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres).É anti-inflamatório.

É antibacteriano. A ação antibacteriana do orégano auxilia no combate à bactéria Helicobacter pylori – principal responsável por úlcera gástrica e duodenal.

Estimula a digestão e combate o colesterol, por ser rico em fibras.

Possui uma leve ação diurética, isso auxilia na circulação sanguínea e também evita inchaço, variações de peso extremas e dores nas pernas.

Quando é utilizado na forma de chá, possui ação expectorante, aliviando tosses.

Combate fungos como a cândida, através da substância ativa no orégano, o carvacrol – que possui propriedade de inibir o crescimento desse fungo.

Estimula o sistema imunológico, devido à presença de timol.

Orégano x câncer

Estudos internacionais descobriram o orégano como um importante aliado no combate ao câncer.

Pesquisas revelaram que a erva poderia ser utilizada no combate ao câncer de próstata. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, uma substância chamada carvacrol, presente nele, induz as células cancerígenas a se autodestruírem.

Recentemente, biólogos  divulgaram, também, que ele  pode ajudar a retardar ou impedir a progressão do câncer em mulheres com câncer de mama.

Obs: 
É importante destacar que novos estudos deverão ser feitos para confirmar estes possíveis benefícios da erva no combate ao câncer.

Uso do orégano na alimentação.

No mercado,  é possível encontrar o orégano na forma de óleo essencial,
folhas frescas e, mais comum folhas secas.

Ele é muito usado em molhos de tomate, berinjela à parmegiana e
nas pizzas. Mas ele também pode ser usado no dia a dia na cozinha como
tempero em caldos de verduras, em carnes, peixes e ave.

Muitas pessoas têm o costume ainda de temperar a salada com um pouco
de orégano.

Deve ser inserido no final da receita, assim como os outros temperos.
Evite colocar antes porque as temperaturas altas podem causar perda de propriedades nutricionais.

Em Forma de Chá.

Coloque uma colher de sopa de folhas de orégano, secas ou não, numa xícara;

uma xícara de água e desligue assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura;

Despeje a água na xícara contendo o orégano e tome assim que esfriar.

O consumo do chá deve ser feito de duas a três vezes ao dia, sem que se ultrapasse o limite de 12 horas entre um consumo e outro.

Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.

 

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