Troque o pão pela mandioca e veja todos estes benefícios para sua saúde saúde

A mandioca, que também é conhecida em algumas regiões como aipim ou macaxeira, é um dos alimentos mais consumidos na América do Sul.

Além de ser deliciosa, suas propriedades medicinais são incríveis.

Nesta matéria, separamos alguns benefícios desse alimento.

Confira:

Fornece energia:

É boa fonte de zinco, magnésio e cobre

Ajuda a perder peso, graças ao baixo teor de gordura

Controla os níveis de colesterol no sangue diminui altos níveis de triglicérides. Isso porque é rica em fibras

Beneficia o sistema nervoso

Diminui a ansiedade

Combate o desconforto produzido pelo intestino irritável

Contribui para a formação de massa óssea, graças à boa quantidade de vitamina K

Fortalece os cabelos porque é fonte de vitaminas B, B-6, folato, tiamina, riboflavina e ácido pantotênico.

É fonte de potássio, por isso ajudar a regula frequência cardíaca e pressão arterial

Trata diarreia, gripe, algumas inflamações e conjuntivite

Substitui com vantagem o pão no café da manhã ou jantar

como preparar:

Modo de fazer:

Descasque a mandioca

Corte em pedaços e coloque numa panela (pode ser numa panela de pressão, é até mais rápido)

Encha a panela com água, a fim de cobrir o alimento

Acrescente sal, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos ou até que a mandioca amoleça.

Desligue o fogo, escorra a água e aproveite!

Foto: Reprodução/Google

Veja mais benefícios da Mandioca:

Previne o Câncer:

A Mandioca é tão importante para consumidores e agricultores brasileiros que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) possui uma unidade na Bahia que desenvolve somente pesquisas com a Mandioca. Lá eles descobriam recentemente que algumas variedades de Mandioca conhecidas como “preta” e “rosada” são capazes de prevenir o câncer de próstata.

Saúde dos Ossos:

O cálcio é outro componente importante da Mandioca, porque ele ajuda na prevenção e no combate a osteoporose, auxiliando na saúde de seus ossos.

Contra o Stress:

Por ser muito rica em carboidratos, a Mandioca aumenta bastante os níveis de serotonina que é um neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar.

Saúde do intestino:

Por ser fonte de fibras vegetais, a Mandioca é ideal pra quem sofre de prisão de ventre e para quem tem o intestino desregulado, principalmente se a Mandioca for preparada cozida.

Clarear a Pele:

A casca dela pode ser usada como um esfoliante de pele. Você pode dividir as cascas, fazer uma pasta fresca e usá-la como um esfregaço. Escove o rosto bem por alguns minutos com a máscara e lave-o com água fria. Faça isso três vezes por semana para obter bons resultados.

Crescimento do Cabelo:

Se você está cansado com a condição do seu cabelo, especialmente devido ao seu lento crescimento, eu definitivamente recomendaria a Mandioca. As folhas podem ser usadas para fazer uma pasta fresca que pode ser aplicada em cabelos oleados uma hora antes de enxaguá-lo. Fazer isso duas vezes por semana irá ajudá-lo a ver as mudanças.

Auxilia no Metabolismo:

Fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo, no processo de digestão, produção de DNA e no crescimento e desenvolvimento do corpo;

Propriedades Anti-inflamatória:

A fonte de saponinas, que atuam como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios estão presentes na Mandioca. A presença destes compostos  auxilia no controle dos níveis de colesterol.

Saúde do Cérebro:

Aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor que age nas áreas do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar;

Boa para a Digestão:

Adicioná-la  à sua dieta vai fazer maravilhas para a sua digestão, graças ao seu alto teor de fibra alimentar. Ajuda a mover o alimento através de seu aparelho digestivo, o que alivia os problemas de gases, incluindo distensão abdominal e flatulência.

Previne a constipação intestinal e dor, e até mesmo reduz o risco de câncer de cólon. Além disso, a fibra dietética presente na Mandioca remove o colesterol ruim (LDL) das paredes das artérias, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames.

Ganho de Peso Saudável:

Graças aos altos níveis de carboidratos complexos na Mandioca, ela pode ser usada por pessoas que desejam ter ganho de massa muscular e peso corporal rapidamente.

Controla os Níveis de Açúcar:

Outro grande benefício da fibra contida na Mandioca é que ele retarda a taxa em que o açúcar é absorvido no sangue. Também tem um baixo índice glicêmico de 44, o que significa que é especialmente adequado para pessoas com diabetes.